Neste ano de 2018, comemora-se 110 anos da imigração japonesa no Brasil, e as cidades da serra carioca fazem parte dessa história.

Petrópolis é a cidade que tem a relação mais antiga com o país, em 1897 foi instalada a primeira delegação do Japão (representação diplomática), comprovando que os dois países mantiveram contato onze anos antes da chegada dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil. Foi de Petrópolis que o terceiro ministro japonês à época, Fukashi Sugimura, enviou um relatório favorável à imigração para o Brasil, viabilizando a imigração japonesa.

Em Nova Friburgo, a colonização japonesa inicia-se em 1927 com a chegada do engenheiro agrônomo Tohoro Kassuga, nascido em 1892, no Japão. Aos 35 anos chega a São Paulo com a esposa Toku e os filhos Tuney e Jorge Kassuga. De lá vem para o Rio de Janeiro. Apresentado ao advogado Julio Zamith, convida Tohoro para vir para Nova Friburgo. Aqui vai morar no Tingly e da inicio a plantação de caqui (kaki). Recebe o convite para ir para Região Amazônica, trabalhar na Companhia Nipônica de Plantação do Brasil, na lavoura de cacau.

A tradicional Festa da Cerejeira de Nova Friburgo está confirmada para este final de semana, dias 21 e 22 de Julho, das 10 às 16h, em Florândia da Serra, Distrito do Campo do Coelho.
Ingresso: R$7,00 (sete reais) – adquirido somente na hora

O Hanami é um costume tradicional japonês de contemplar a beleza das flores, e no mês de julho é o período de florada das cerejeiras, (sakura) que dura, no máximo, rápidos 15 dias.

O local do evento é afastado do centro urbano, com uma estrutura simples e a estrada de acesso é de terra. Veja como chegar e vá com paciência.

Lenda
Uma lenda conta que a palavra “sakura” surgiu com a princesa Konohana Sakuya Hime, que caiu do céu perto do Monte Fuji, tendo se transformado nessa bonita flor. Também existe uma crença que o cultivo de arroz poderá ter originado a palavra, tendo em conta que “Kura” era o depósito onde esse alimento (visto por muitos japoneses como uma oferta divina) era guardado. Os samurais, os guerreiros japoneses, eram grandes apreciadores da flor de cerejeira. Desde aqueles tempos, passou a estar associada à efemeridade da existência humana e ao lema dos samurais: Viver o presente sem medo. Assim, a flor de cerejeira está também associada ao código do samurai, o Bushido.

HANAMI 2018 – Nova Friburgo – RJ – 21 e 22 de julho
Haverá várias apresentações como o YOSAKOI SORAN, BON-ODORI, além de poder saborear os tradicionais yakisoba, sushi, sashimi, tempurá, entre diversas outras opções e ainda participar de vários sorteios. Em um momento único e efêmero como a flor da cerejeira, deixe-se contagiar por este sentimento mágico de CONFRATERNIZAÇÃO!!!
Aguardamos você e sua família!!!
ACENB-NF e Família Matsuoka

Avisos Importantes:

ⓐ As barracas trabalharão aceitando preferencialmente dinheiro. Serão aceitos também cartões de crédito ou débito, em caráter experimental, ou seja, pode não funcionar a contento e ter uma fila muito grande devido à demora no processo de autorização.
ⓑ Não há área destinada para estacionamento, sendo permitido pelo proprietário do sítio parar o veículo na propriedade, ressalvando-se da responsabilidade por danos ao mesmo ou por objetos deixados no interior do veículo.
Veículos grandes terão dificuldades de transitar, manobrar e estacionar (pickup, SUV, Van, micro-ônibus).
ⓒ Devido ao grande número de visitantes, não haverá cadeiras/mesas suficientes para o conforto de todos. Assim, para melhor se acomodar durante a festa, cada um deve levar seu equipamento (cadeira, mesa, banquinho, esteira, toalha, etc.)
ⓓ O ingresso à festa tem o valor de R$7,00 (sete reais) por pessoa, a partir de 12 anos de idade. Com a posse do ingresso, o visitante estará participando de vários sorteios ao longo da festa.
ⓔ Não aconselhamos nem recomendamos que os visitantes tragam seus animais de estimação, pois no sítio existem animais soltos dos moradores do local e vizinhança, sendo impossível controlá-los ou prever seus comportamentos.
ⓕ Não aconselhamos a participação de pessoas que tenham dificuldade de locomoção, uma vez que o local se situa em área rural, sem pavimentação, com relevo acidentado, aclives e declives acentuados, e com possibilidade/necessidade de grande deslocamento a pé (2km).
ⓖ As linhas de ônibus urbanos do centro até a proximidade da festa são: Barracão dos Mendes, Salinas, São Lourenço e Faz. Rio Grande/Florandia da Serra. Verifique junto a empresa de ônibus (FAOL) os horários de cada linha. Houve diversas alterações nos horários nos últimos meses, portanto, verifiquem o atual. Após o CEASA, descer na Parada Maria Preta, antes do Haras Anderson. Depois tem uma caminhada de aprox. 2,5km. Mas já poderá curtir algumas cerejeiras pelo caminho.

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

Ads

Você pode gostar

Teatro de Bonecos “Quebra-nozes no Reino das Colônias”

O Teatro de Bonecos é um projeto criado pelo Grupo Amigos da Vila Sorriso para a captação de recursos financeiros com a venda dos ingressos revertida para o Projeto Acolher.

Semana do Recepcionista

A ACIANF promove a edição de Inverno da Semana do Recepcionista, o objetivo é mostrar os equipamentos e atrativos turísticos de Nova Friburgo e difundir a importância do atendimento com qualidade nas redes de hotelaria, pousada e restaurante.

Festival de Inverno de Nova Friburgo

A Prefeitura de Nova Friburgo e o Ministério da Cultura realizam o Festival de Inverno de Nova Friburgo 2018, entre os dias 09 e 17 de julho. O evento oferece uma programação gratuita com apresentações musicais, exposições, literatura e teatro em vários pontos da cidade.

Festival do Chocolate de Nova Friburgo 2018

Tradicionalmente realizado no mês de agosto, o evento integra as comemorações da festa nacional Suíça, que ocorre em 1º de agosto, o Festival vem crescendo a cada edição, registrando um grande público visitante.

Desafio Loft Uphill

Uma corrida de rua curta, com um percurso inédito e desafiador. Kit atleta de alto nível, hidratação e um pós prova divertido no Loft Friburgo.

Fevest 2018

A mais importante feira brasileira do setor de moda íntima, praia, fitness e matéria-prima. É também o principal evento de negócios de Nova Friburgo, o maior polo fabricante de moda íntima em todo o país.

X