Neste ano de 2018, comemora-se 110 anos da imigração japonesa no Brasil, e as cidades da serra carioca fazem parte dessa história.

Petrópolis é a cidade que tem a relação mais antiga com o país, em 1897 foi instalada a primeira delegação do Japão (representação diplomática), comprovando que os dois países mantiveram contato onze anos antes da chegada dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil. Foi de Petrópolis que o terceiro ministro japonês à época, Fukashi Sugimura, enviou um relatório favorável à imigração para o Brasil, viabilizando a imigração japonesa.

Em Nova Friburgo, a colonização japonesa inicia-se em 1927 com a chegada do engenheiro agrônomo Tohoro Kassuga, nascido em 1892, no Japão. Aos 35 anos chega a São Paulo com a esposa Toku e os filhos Tuney e Jorge Kassuga. De lá vem para o Rio de Janeiro. Apresentado ao advogado Julio Zamith, convida Tohoro para vir para Nova Friburgo. Aqui vai morar no Tingly e da inicio a plantação de caqui (kaki). Recebe o convite para ir para Região Amazônica, trabalhar na Companhia Nipônica de Plantação do Brasil, na lavoura de cacau.

A tradicional Festa da Cerejeira de Nova Friburgo está confirmada para este final de semana, dias 21 e 22 de Julho, das 10 às 16h, em Florândia da Serra, Distrito do Campo do Coelho.
Ingresso: R$7,00 (sete reais) – adquirido somente na hora

O Hanami é um costume tradicional japonês de contemplar a beleza das flores, e no mês de julho é o período de florada das cerejeiras, (sakura) que dura, no máximo, rápidos 15 dias.

O local do evento é afastado do centro urbano, com uma estrutura simples e a estrada de acesso é de terra. Veja como chegar e vá com paciência.

Lenda
Uma lenda conta que a palavra “sakura” surgiu com a princesa Konohana Sakuya Hime, que caiu do céu perto do Monte Fuji, tendo se transformado nessa bonita flor. Também existe uma crença que o cultivo de arroz poderá ter originado a palavra, tendo em conta que “Kura” era o depósito onde esse alimento (visto por muitos japoneses como uma oferta divina) era guardado. Os samurais, os guerreiros japoneses, eram grandes apreciadores da flor de cerejeira. Desde aqueles tempos, passou a estar associada à efemeridade da existência humana e ao lema dos samurais: Viver o presente sem medo. Assim, a flor de cerejeira está também associada ao código do samurai, o Bushido.

HANAMI 2018 – Nova Friburgo – RJ – 21 e 22 de julho
Haverá várias apresentações como o YOSAKOI SORAN, BON-ODORI, além de poder saborear os tradicionais yakisoba, sushi, sashimi, tempurá, entre diversas outras opções e ainda participar de vários sorteios. Em um momento único e efêmero como a flor da cerejeira, deixe-se contagiar por este sentimento mágico de CONFRATERNIZAÇÃO!!!
Aguardamos você e sua família!!!
ACENB-NF e Família Matsuoka

Avisos Importantes:

ⓐ As barracas trabalharão aceitando preferencialmente dinheiro. Serão aceitos também cartões de crédito ou débito, em caráter experimental, ou seja, pode não funcionar a contento e ter uma fila muito grande devido à demora no processo de autorização.
ⓑ Não há área destinada para estacionamento, sendo permitido pelo proprietário do sítio parar o veículo na propriedade, ressalvando-se da responsabilidade por danos ao mesmo ou por objetos deixados no interior do veículo.
Veículos grandes terão dificuldades de transitar, manobrar e estacionar (pickup, SUV, Van, micro-ônibus).
ⓒ Devido ao grande número de visitantes, não haverá cadeiras/mesas suficientes para o conforto de todos. Assim, para melhor se acomodar durante a festa, cada um deve levar seu equipamento (cadeira, mesa, banquinho, esteira, toalha, etc.)
ⓓ O ingresso à festa tem o valor de R$7,00 (sete reais) por pessoa, a partir de 12 anos de idade. Com a posse do ingresso, o visitante estará participando de vários sorteios ao longo da festa.
ⓔ Não aconselhamos nem recomendamos que os visitantes tragam seus animais de estimação, pois no sítio existem animais soltos dos moradores do local e vizinhança, sendo impossível controlá-los ou prever seus comportamentos.
ⓕ Não aconselhamos a participação de pessoas que tenham dificuldade de locomoção, uma vez que o local se situa em área rural, sem pavimentação, com relevo acidentado, aclives e declives acentuados, e com possibilidade/necessidade de grande deslocamento a pé (2km).
ⓖ As linhas de ônibus urbanos do centro até a proximidade da festa são: Barracão dos Mendes, Salinas, São Lourenço e Faz. Rio Grande/Florandia da Serra. Verifique junto a empresa de ônibus (FAOL) os horários de cada linha. Houve diversas alterações nos horários nos últimos meses, portanto, verifiquem o atual. Após o CEASA, descer na Parada Maria Preta, antes do Haras Anderson. Depois tem uma caminhada de aprox. 2,5km. Mas já poderá curtir algumas cerejeiras pelo caminho.

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

Ads

Você pode gostar

Montanha Cup

Competição de Mountain Bike XCM, realizada no distrito de São Pedro da Serra, uma experiência incrível numa das regiões mais bonitas de Nova Friburgo.

Noite Astronômica em Amparo – Raiz Turismo Receptivo

Já imaginou passar a noite sob o céu estrelado de inverno? Melhor ainda, e se esse céu for um dos melhores céus para observação de estrelas?

Crossfit em Nova Friburgo

A recente popularidade do esporte fez nascer em Nova Friburgo dois boxes de altíssimo nível, descubra a Crossfit Friburgo e Crossfit Uphill, dois espaços incríveis que nos enchem de orgulho.

Livro Parque Estadual dos Três Picos

Uma obra incrível que retrata através de 240 páginas, 170 imagens e textos de 71 convidados especiais, toda a grandeza e importância do maior parque natural do estado do Rio de Janeiro.

Desafio Loft Uphill

Uma corrida de rua curta, com um percurso inédito e desafiador. Kit atleta de alto nível, hidratação e um pós prova divertido no Loft Friburgo.

X