• Categorias
  • Arquivos
Amparo é o 4º Distrito de Nova Friburgo, uma região de clima bucólico, com arquitetura pitoresca e cheia de história. Fica localizada a 10km do centro da cidade e, desde 2015, quando foi criado o Circuito de Turismo Rural de Amparo, vem ganhando destaque no mapa turístico da cidade.

A ASSAMAM (Associação de Amigos e Moradores de Amparo) promove eventos com apoio da ACIANF (Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo) e do SEBRAE/RJ, além de atuar em parceria com artesãos e produtores locais para divulgar as riquezas deste maravilhoso recanto.

Foto: Jornal A Voz da Serra

Produção de Lúpulo em Amparo. Uma grande descoberta!

O lúpulo é uma planta que pertence à ordem Urticaceae, da família Cananbinaceae e gênero Canabis. Seu nome científico é Humulus Lupulus, uma espécie trepadeira que leva até três anos para atingir a sua maturidade e pode chegar a mais de 4 metros de altura. É utilizado principalmente para a produção de cerveja, mas também é um ótimo relaxante natural e ainda pode ser consumido na salada, conhecido como “Aspargo de Lúpulo”.

A planta é de origem europeia, por isso, devido ao clima Brasileiro, existia um paradigma de que não seria possível o seu cultivo por aqui. Mas em 2014, uma fazenda paulista na região da Serra da Mantiqueira obteve relativo sucesso com a sua produção.

Aqui na nossa região, em 2016, o veterinário Paulo Celles Cordeiro plantou no seu sítio, em Amparo, os primeiros pés de Cascade (uma das espécies da planta), com intenção de utiliza-lá apenas na produção de sua própria cerveja artesanal. Nascia ali um movimento que está colocando Nova Friburgo no mapa da produção da planta no Brasil.

Assim que a sua plantação começou a vingar, Paulo passou a fornecer aos seus ainda descrentes vizinhos, mudas da planta para o cultivo. Com isso, a região passou a ter 13 produtores e uma produção em crescimento.

Festa da Flor de Lúpulo

A primeira edição do evento acontecerá no distrito de Amparo, nos dias 31 de Março e 01 de Abril de 2018, no mesmo ano em que a cidade comemora seus 200 anos. Por sua colonização suíça, alemã, austríaca… a cultura cervejeira é muito enraizada nas tradições locais e atrai turistas nacionais e internacionais.

Com 450 hectares livres de desmatamento em reservas permanentes, que preservam grande parte da mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro e consequentemente as nascentes de águas puríssimas, ideais para agricultura e produção de cervejas artesanais de qualidade superior.

O cultivo de Lúpulo já ocorre em todo o município por pequenos produtores, fomentando ainda mais o mercado cervejeiro em alta na cidade. Para apresentar esta oportunidade de negócio e agronegócio, além da parte técnica, a festa da Flor de Lúpulo terá também apresentações de empresários fornecedores e consumidores.

COMO CHEGAR

Necessário apenas para as Palestras Técnicas. Vagas Limitadas. Os participantes podem escolher quais atividades querem experimentar.

Local: Amparo – Nova Friburgo Rua Dez de Outubro, 2-66
Mais Informações: 22 99253-9508 ou 2522-1145
www.lupulonovafriburgo.com

*Programação:

(*Ainda poderão sofrer alterações)

Haverá palestras técnicas pela manhã no horário de 9:30hs até às 12:30 hs, no sábado 31 de março.

No dia de sábado à tarde e domingo haverá visitas a plantações de lúpulo e cervejarias de Nova Friburgo, roteiro em aberto.

Sábado pela manha dia 31 março as Palestras Técnicas, a saber:

– Eng. Agrônomo- Alexandre Jacintho Teixeira – – EMATER-RIO sobre necessidades nutricionais e cuidados a serem observados na implantação do cultivo de lúpulo.

– Prof. Patricia Fontes Pinheiro – Universidade Federal ES que tem analises cromatográficas de lúpulos nacionais e com trabalho publicado no ano passado, sobre o assunto.

– Rio Claro Lúpulos – Bruno da Cruz Ramos – já desenvolveu cultivar de lúpulo nacional registrado – sobre comercialização.

– Viveiro Ninkasi – Teresa Yoshiko e Fred Ferreira- Lúpulo de Teresópolis – sobre produção de mudas em sistema hidropônico- já produzindo mudas de diversas variedades.

– Sitio do Coqueiro – David Sorrentino – viveiro e lúpulo em Nova Friburgo.

– Lúpulo de Nova Friburgo – Paulo R C Cordeiro – Colheita e preparo da Flor de Lúpulo e a Utilização do Lúpulo fresco na cerveja artesanal.

Tarde de sábado e domingo o dia todo.
  • Visitação aos plantadores de lúpulo, viveiristas e cervejarias de Nova Friburgo e região, a definir roteiro, quais e quantos.
  • Barracas no pátio da ASSAMAM com produtos de flor de lúpulo das 14;00 as 19;00 horas, sábado e domingo das 10;00 as 17;00 horas.
  • Degustação cervejas feitas com lúpulo de Nova Friburgo.
Um evento com palestras técnicas, visitação a produção, degustação com sommelier, feira local de artesanato e cervejas, visitação a cervejarias e network. Participe!

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

Ads

Você pode gostar

O passado e o futuro de Nova Friburgo é ARP

Com o mesmo espírito empreendedor do seu passado glorioso, a fábrica ARP se tornou um complexo multiuso com grandes empresas e profissionais da cidade. Descubra o Espaço ARP.

Fevest 2018

A mais importante feira brasileira do setor de moda íntima, praia, fitness e matéria-prima. É também o principal evento de negócios de Nova Friburgo, o maior polo fabricante de moda íntima em todo o país.

Mountains 2018

Um evento internacional que visa reunir pesquisadores, técnicos, formuladores de políticas e outros envolvidos com os múltiplos aspectos da realidade dos ambientes de montanha.

Energisa traz para Nova Friburgo o Projeto Iluminarte

Com espetáculo de Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto, Os Fulano e Cabruêra, os shows são um presente para as comemorações dos 200 anos do município.

Nova Friburgo Yetis

O primeiro time de futebol americano do interior do RJ. O Nova Friburgo Yetis foi fundado em 2006, e até hoje figura como grande nome na difusão do esporte no interior do estado.

Friburgo RUN 5k | 10K

Corrida de rua em comemoração aos 50 Anos da marca Amil e 60 Anos do Nova Friburgo Country Clube

X