• Categorias
  • Arquivos

História

Uma história de coragem, perseverança e luta.

Prestes a comemorar 200 anos, Nova Friburgo têm alguns pequenos erros e problemas de interpretação na sua história, como menciona a historiadora Janaina Botelho, nessa reportagem do jornal A Voz da Serra.

Mas fato é, que a cidade foi fundada por imigrantes suíços, entre 1819 e 1820, vindos em sua grande maioria do cantão de Fribourg, em busca de uma vida melhor no Novo Mundo. Nesta época, grande parte da Europa estava em crise devido a revolução industrial e a explosão do vulcão Tambora. Calcula-se que essa erupção e seus efeitos posteriores tenham causado a morte de 70.000 pessoas. As cinzas e os gases liberados na atmosfera resfriaram o planeta e provocaram grandes perdas na agricultura. A Europa viveria no ano seguinte, 1816, uma era de fome e crises sociais, no que se chamou de “ano sem verão”.

Em 16 de Maio de 1818, D. João VI, sentindo a necessidade de uma colonização planejada de nosso país, com a finalidade de promover e expandir a civilização do vasto Reino do Brasil e querendo estreitar os laços de amizades com os povos germânicos a fim de obter apoio contra o Império Francês, aprovou o Decreto que autorizou o agente do Cantão de Friburg, Sebastian Nicolau Gachet, a estabelecer uma colônia de 100 famílias suíças na fazenda do Morro Queimado, no Distrito de Cantagalo, localidade de clima e características naturais parecidas às de seu país de origem.

No dia 04 de Julho de 1819, os primeiros corajosos imigrantes suíços embarcaram nesta viagem sem retorno em busca de um recomeço. Dos 2006 emigrantes que partiram da Suíça, 1631 chegaram a Nova Friburgo, sendo registrados, durante todo o percurso, 389 óbitos e 14 nascimentos.

Conheça mais sobre a magnífica história de Nova Friburgo nos links abaixo.

FUNDAÇÃO DA COLÔNIA

Monsenhor Miranda foi nomeado Inspetor e Administrador Geral da colônia pelo rei D. João VI que lhe atribui importante missão: comprar a fazenda de Morro Queimado, localizada ao norte da Baía de Guanabara, a uma altitude de 847 m acima do nível do mar, na vertente norte da cadeia da Serra do Mar. Local este considerado ideal para fixar a colônia suíça.

3 DE JANEIRO DE 1820
Por Decreto Real, Nova Friburgo passa a ser município, emancipando-se de Cantagalo.

Página no facebook bem completa que destina-se a divulgar a história de Nova Friburgo e igualmente a história do Norte Fluminense e do outrora Recôncavo da Guanabara.
X