• Categorias
  • Arquivos

Com um conceito inovador e estrutura arquitetônica diferenciada, o atual Espaço Arp, localizado no coração de Nova Friburgo, traz para a região uma nova ideia de empreendimento imobiliário: um complexo multiuso, reunindo diversos estabelecimentos em um mix diversificado das áreas: comercial, industrial, educacional, gastronômico, lazer, logística e serviços. A ARP está mais uma vez, à frente do desenvolvimento da nossa cidade.

O PASSADO GLORIOSO

A história da fábrica teve início com a chegada de Peter Julius Ferdinand Arp ao Brasil, em 1881.  Nascido na cidade de Fahren, na Alemanha, ele desembarcou como imigrante em Santos, com apenas 23 anos, trazendo muita coragem e visão.

Trabalhou como comerciante de café, depois se mudou para o Rio e virou sócio de uma empresa de importação e exportação chamada Rothmans. Aos 37 anos, comprou a empresa e mudou sua razão social para Arp & Cia.

Julius descobriu a pacata Nova Friburgo nas suas andanças pelo estado, se encantou pela região e decidiu montar aqui uma fábrica de rendas. Para garantir o funcionamento da sua indústria, primeiro ele comprou a Companhia de Eletricidade e, além de novos empreendimentos, trouxe luz para Nova Friburgo, literalmente. A Fábrica de Rendas Arp foi inaugurada em junho de 1911, com 36 funcionários, e maquinário vindo da Europa.

Esse é o início da grande revolução industrial para Nova Friburgo. Com a eletricidade distribuída, junto a primeira grande fábrica da cidade, criou-se a motivação para a instalação de outras indústrias, movimentou o comércio, a construção civil, gerou empregos e, consequentemente, promoveu o desenvolvimento social e econômico de Nova Friburgo.

A fábrica chegou a ter mais de 1.300 funcionários, foi premiada diversas vezes e era conhecida pela qualidade, pelas máquinas de última geração, investimentos em tecnologia de ponta e pela diversidade de produtos.

Também foi pioneira nos direitos dos trabalhadores, oferecia aos funcionários: serviço médico e odontológico, creche, residências a baixo custo e programa de treinamento. Em 1934, a Arp recebeu um diploma de honra do Ministério do Trabalho, por garantir a alimentação dos trabalhadores.

 

Textos retirados do Jornal A Voz da Serra e do site Espaço Arp.

A partir de 2007, ano em que se instaurou uma crise econômica mundial, a fábrica viveu momentos de grande turbulência. Em agosto de 2011, por conta principalmente da concorrência com os produtos chineses e perdas geradas pela tragédia climática na cidade, a Arp veio a público informar o encerramento de suas atividades têxteis.

SIGA O ESPAÇO ARP

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

Ads

Você pode gostar

Semana do Recepcionista

A ACIANF promove a edição de Inverno da Semana do Recepcionista, o objetivo é mostrar os equipamentos e atrativos turísticos de Nova Friburgo e difundir a importância do atendimento com qualidade nas redes de hotelaria, pousada e restaurante.

Urban Hacking Destinos Turísticos Inteligentes

Uma intervenção no espaço urbano para proporcionar interatividade e integração dos turistas com a cidade de Nova Friburgo.

Friburgo RUN 5k | 10K

Corrida de rua em comemoração aos 50 Anos da marca Amil e 60 Anos do Nova Friburgo Country Clube

Crossfit em Nova Friburgo

A recente popularidade do esporte fez nascer em Nova Friburgo dois boxes de altíssimo nível, descubra a Crossfit Friburgo e Crossfit Uphill, dois espaços incríveis que nos enchem de orgulho.

Projeto Gol de Placa

O projeto Gol de Placa é uma organização sem fins lucrativos, criada em 08 de junho de 2002, que tem como missão promover a formação do cidadão, a inclusão social através do futebol e a construção de possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.

Nova Friburgo divulga o seu calendário de eventos para o bicentenário

As comemorações dos 200 anos de Nova Friburgo incluem diversas atividades culturais, esportivas, religiosas, apresentações musicais e muito mais.

X