O Pico da Caledônia é uma das maiores elevações da Serra do Mar e fica situado entre as cidades de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, na divisa entre os dois municípios, inserido no Parque Estadual dos Três Picos.

Do seu cume descortina-se uma das mais belas vistas da região, sendo possível visualizar a Baía da Guanabara e uma parte da cidade do Rio de Janeiro, Região Serrana, Grande Rio (São Gonçalo, Niterói, Itaboraí), Baixada Fluminense (Guapimirim, Magé e Nova Iguaçu), Região dos Lagos como Maricá, Araruama, Cabo Frio em dias mais claros.

A caminhada a partir do bairro Cascatinha é considerada de Nível Pesada, com um tempo aproximado de 5 a 7 horas ida e volta,  uma extensão de 15.820 metros e desnível de 1.554 metros de altitude.

O que levar?

  • Frutas e Barras
  • Água ou Repositor
  • Corta vento e Agasalho
  • Kit Primeiros Socorros
  • Identidade

Como Chegar?

  • De ônibus: Desça no ponto final da linha Cascatinha. A partir desta praça, você seguirá por um longo caminho de paralelepípedos e muitas subidas até a guarita de acesso ao pico.
  • De carro: É possível chegar até a guarita, mas é uma subida para experientes na direção. Fique muito atento, ocorreram deslizamentos no caminho e a estrada está perigosa. Já na descida, os freios costumam superaquecer. Se precisar faça uma pequena parada.

Informações

  • O horário de visitas é de 6h00 ate às 15h00, de terça a domingo, e não é permitido subir as escadas com chuva;
  • A subida é gratuita;
  • É necessário a presença de um cidadão com idade igual ou superior a 18 anos;
  • Obrigatória a identificação de cada pessoa.

Acidente aéreo:

Na noite do dia 4 de setembro de 1964, o avião Vickers Viscount, prefixo PP-SRR, da Vasp, bateu na Pedra do R, no Pico da Caledônia, matando os 39 ocupantes (34 passageiros e 5 tripulantes). O aparelho fazia o percurso Vitória-Rio.Vários relatos confirmam que pessoas subiram a pedra não só para ajudar ou ver a cena. Muitos foram até o Caledônia com a intenção de furtar os pertences dos passageiros. Outros carregaram partes do avião como lembrança do ocorrido, o que acabou levando as Forças Armadas a fecharem o local, impedindo que a população subisse.

Para mais informações sobre montanhismo em Nova Friburgo, visite também os links abaixo.

Um ótimo blog para buscar informações sobre trekking e as montanhas de Nova Friburgo.

Croquiteca é o blog de escalada com o maior número de croquis das montanhas do estado do Rio.

O centro excurcionista Friburguense está com uma página bem atualizada e com muito conteúdo interessante.

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

Ads

Você pode gostar

Churrascaria Chimarron Centro

Chimarron é o autêntico churrasco gaúcho, são mais de 25 cortes de carne, além de comida japonesa e guarnições completas. Aproveite a vista panorâmica da cidade. Descubra o Chimarron Centro.

Trilhas do Araçari

Restaurante vegetariano localizado no bairro mais verde da cidade. Um convite para uma experiência inesquecível.

Desafio Loft Uphill

Uma corrida de rua curta, com um percurso inédito e desafiador. Kit atleta de alto nível, hidratação e um pós prova divertido no Loft Friburgo.

Desafio Fluminense de Jiu-Jitsu

Competição de Jiu-Jitsu organizada pela Liga Fluminense no ginásio do Nova Friburgo Country Clube. Estrutura de alto nível e respeito ao atleta.

Cervejaria Pontal

A Cervejaria Pontal surgiu em 2017 como realização de um sonho de três amigos engenheiros,apaixonados por cerveja artesanal.

Pedra da Catarina Mãe

A pedra foi escalada pela primeira vez em 17/03/1991, por Carlos Roberto Campos ” Béto” e Jocinei, que para época foi um feito grandioso vencer esta parede de granito com mais de 350 metros de extensão.

X