Teatro Municipal Laércio Ventura

O Teatro Municipal abriga espetáculos de teatro, dança, música, festivais, além de exposições de artes plásticas, congressos e seminários através de convênios e parcerias.

Inaugurado no dia 27 de setembro de 2008, foi batizado inicialmente de Ariano Suassuna. Uma homenagem ao grande dramaturgo, romancista, poeta e também defensor da cultura brasileira.

Mas, por força de uma lei de 1977, que havia sofrido uma alteração em 2008 e voltou a vigorar em 2011, houve novamente a proibição à atribuição a logradouros e monumentos públicos ao nome de pessoas vivas. Por isso, a homenagem precisou ser revista.

A partir daquela data, o teatro passou a se chamar “Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura”, uma homenagem ao ex-diretor do Jornal A Voz da Serra. Ele faleceu no dia 3 de fevereiro de 2013. Por uma ironia do destino, em 2014, Ariano Suassuna faleceu. Então, hoje, podemos de certa forma homenagear essas duas importantes figuras. Um privilégio.


Na tragédia climática de 2011, o Teatro Municipal foi duramente castigado, passando por um período de inatividade e reformas.

Atualmente, o espaço conta com 564 lugares, galeria de artes, e foyer. O equipamento faz parte do Corredor Cultural que dispõe de anfiteatro com capacidade de 3.500 lugares e conta também com a Praça das Colônias. Todos localizados na Praça do Suspiro.

Atual Secretário de Cultura:
Daniel Figueira (Governo Johnny Maycon)


COMO CHEGAR:
R. Salusse, 616 – 710 – Centro, Nova Friburgo – RJ

16 comentários em “Teatro Municipal Laércio Ventura”

  1. Boa tarde.
    Na falta de previsão de data inicial para abettura e agendamento de pauta do Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, quais o (s) outro (s) locais para apresentações teatrais?

    Responder
    • Olá, Elyzio.

      Os locais que estão recebendo apresentações teatrais no momento são: Teatro do Nova Friburgo Country Clube e Teatro Sânia Cosmelli (do Colégio Nossa Senhora das Dores). Recentemente a Secretaria de Cultura reinaugurou a Oficina Escola, que possui um teatro mais compacto.

      Att,
      equipe do Descubra Nova Friburgo.

      Responder

Deixe um comentário