201 anos resgata festival, exalta a cultura colonizadora e desfile de 16 de Maio

Em maio o clima muda em Nova Friburgo, não somente com a chegada do frio mais intenso, que já começa a marcar no relógio abaixo dos 10 °C. , mas também com a valorização das cores dos povos colonizadores da cidade, alemães e suíços em sua maioria, que dão um charme europeu de vermelho, verde, amarelo, preto e branco por todo canto.

Com a terceira edição do Maifest, que aconteceu na Praça do Suspiro, de 10 a 12 de maio, os friburguenses e visitantes mais antigos puderam relembrar as décadas de 80 e 90 quando rolava o famoso Festival da Cerveja na Via Expressa, inspirado nas celebrações germânicas em Munique, na Alemanha, e que chegou a ser o segundo maior do gênero em todo o Brasil, perdendo para a líder Oktoberfest, realizada em Blumenau, em Santa Catarina, ininterruptamente desde 1984.

No Sul a festa acompanhou as tendências tecnológicas, modernizou-se em vários aspectos e permanece sendo um dos programas turísticos mais procurados no mês de outubro! O retorno do festival em Nova Friburgo com suas características originais reforça o potencial de voltar a ser um dos destinos mais procurados dos turistas, principalmente a partir de maio, com o aniversário da cidade e a abertura da Temporada de Montanha com o clima mais frio, que também atrai com seu polo Gastronômico muito variado.  

Em 2019 o festival ganhou um novo fôlego em Nova Friburgo, foi repaginado tanto na aparência quanto na organização e deixou o ambiente agradável, sociável, familiar, com boas ofertas de comidas, bandas e uma enorme variedade de cervejas artesanais da região, que já possui um forte polo cervejeiro com diversos estilos e para todos os tipos de gosto.
No dia 16 de maio, celebrada a fundação da cidade pelos povos colonizadores, aconteceu o tradicional Desfile de 16 de Maio, com o desfile cívico-militar na Avenida Alberto Braune, inclusive com a presença do cônsul-geral da Suíça no Rio de Janeiro, Rudolf Wyss, e o secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey Jr.

Bandas de alunos e ex-alunos de diversas escolas tradicionais, públicas, estaduais e particulares, além de grupos de escoteiros, cervejeiros e de organizações esportivas de ginástica, judô, capoeira e outras participaram. As forças militares fizeram um desfile impecável com marinheiros, soldados, policiais, guardas e bombeiros.

No mês de maio também aconteceu mais uma edição da famosa Festa Booze, edição California Love, que levou aproximadamente 2 mil pessoas ao Country Clube na véspera do Dia das Mães. Com ambientação californiana a festa surpreendeu com painés de led, decks para apresentação de bandas, área vip ambientada como Venice Beach e muita música de 20h às 4h.

O Encontro de Carros Antigos no Anchieta com apresentação de bandas e a presença de cervejas artesanais também animou o mês no Colégio Anchieta nos dias 18 e 19 de maio.

E o mês ainda não acabou! Tem Abertura da Temporada de Montanha, Festival de Churros…. Descubra Nova Friburgo!
  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

Ads

Você pode gostar

Agille traz Fernando Nazário para Clínica de Trail Run

Atleta profissional e mestre em educação física Fernando Nazário representa o Brasil em diversas provas internacionais de Trail Running.

Nova Friburgo divulga o seu calendário de eventos para o bicentenário

As comemorações dos 200 anos de Nova Friburgo incluem diversas atividades culturais, esportivas, religiosas, apresentações musicais e muito mais.

Agille leva dezenas de Friburguenses para experiência única no Chile.

A assessoria esportiva organizou mais uma Expedição para a américa latina e ofereceu momentos incríveis para os seus alunos no Parque Nacional Torres Del Paine, na Patagônia Chilena.

Festa da Flor de Lúpulo

Nova Friburgo encontra uma nova vocação no agronegócio e o distrito de Amparo escreve mais uma de suas histórias.

Uma gigante chamada STAM

Uma das maiores e mais importantes indústrias da América Latina é Friburguense e completa 47 anos de atividade.

Mountains 2018

Um evento internacional que visa reunir pesquisadores, técnicos, formuladores de políticas e outros envolvidos com os múltiplos aspectos da realidade dos ambientes de montanha.

X