A Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense nasceu de uma promessa do maestro português Samuel Antônio dos Santos. Em 1858, ele partiu de Lisboa em um navio da Marinha rumo à Argentina. Ocorreu uma forte tempestade durante a viagem. Devoto de Santo Antônio, o maestro pediu proteção divina. Se todos se salvassem, ele fundaria uma banda de música e uma igreja em louvor ao santo, na primeira cidade em que aportasse.

O atual maestro, Nelson José da Silva Neto, iniciou como músico da banda aos 12 anos e rege a Euterpe desde 2004, com repertório bem eclético. “Ela é minha vida; passei aqui mais tempo do que na minha casa”, diz. Uma das estrelas da Euterpe Friburguense é Marcos da Conceição, que foi servente de pedreiro e hoje é clarinetista da banda. A música da Euterpe Friburguense é feita também de belas histórias.

A banda civil foi fundada em 1863 e Santos foi seu regente por 22 anos. Cumprindo a promessa, ergueu em 1884 a capela de Santo Antônio, no bairro do Suspiro. Em 151 anos de atividades, a Euterpe Friburguense é uma das bandas mais antigas do estado. Foi aplaudida pelo compositor Heitor-Villa Lobos, em 1915; recepcionou o presidente Getúlio Vargas, em 1932; e encerrou o comício da campanha à presidência de Juscelino Kubitscheck, em 1955. Depois de eleito, Juscelino tornou-se presidente de honra e sócio contribuinte da banda.

Seja sócio da banda Euterpe friburguense e ajude a perpetuar a “Centenária das Centenárias”

Endereço

Av Euterpe Friburguense, 53  – Centro – Nova Friburgo – RJ

Contato

(22)  2521-1085

SAIBA MAIS >

Conheça a Sede

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

Ads

Você pode gostar

Felga de Moraes

Responsável por diversas obras de arte das ruas da cidade, o artista plástico Felga se define como um autodidata, diz que o instinto sempre guiou as suas mãos.

Mamute Records

O Estudio Mamute Records foi idealizado pelo produtor fonográfico Emmanuel Iván não apenas para ser um simples estúdio de gravação e sim para ser uma gravadora, auxiliando as bandas em todas as etapas da produção de seu album.

Acanf – Encontro de Veículos Antigos

Descubra essa Associação que é filiada à Federação Brasileira de Veículos Antigos, e realiza esse evento anual com centenas de veículos raros.

Casa do Artesão

O Pavilhão das Artes, no Cônego, é a nova sede do artesanato friburguense e reúne centenas de trabalhos produzidos com diversos tipos de materiais.

Usina Cultural Energisa

Inaugurada em 2001, a usina Cultural Energisa de Nova Friburgo recebe oficinas, palestras, exposições e feiras. Localizada no coração da cidade, o espaço é uma ótima ferramenta para a disseminação da cultura Friburguense.

Teatro Municipal Laercio Ventura

Com capacidade para receber 564 pessoas, o teatro é o maior equipamento cultural de Nova Friburgo, e um dos principais do interior do estado do Rio de Janeiro.

X