A Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense nasceu de uma promessa do maestro português Samuel Antônio dos Santos. Em 1858, ele partiu de Lisboa em um navio da Marinha rumo à Argentina. Ocorreu uma forte tempestade durante a viagem. Devoto de Santo Antônio, o maestro pediu proteção divina. Se todos se salvassem, ele fundaria uma banda de música e uma igreja em louvor ao santo, na primeira cidade em que aportasse.

O atual maestro, Nelson José da Silva Neto, iniciou como músico da banda aos 12 anos e rege a Euterpe desde 2004, com repertório bem eclético. “Ela é minha vida; passei aqui mais tempo do que na minha casa”, diz. Uma das estrelas da Euterpe Friburguense é Marcos da Conceição, que foi servente de pedreiro e hoje é clarinetista da banda. A música da Euterpe Friburguense é feita também de belas histórias.

A banda civil foi fundada em 1863 e Santos foi seu regente por 22 anos. Cumprindo a promessa, ergueu em 1884 a capela de Santo Antônio, no bairro do Suspiro. Em 151 anos de atividades, a Euterpe Friburguense é uma das bandas mais antigas do estado. Foi aplaudida pelo compositor Heitor-Villa Lobos, em 1915; recepcionou o presidente Getúlio Vargas, em 1932; e encerrou o comício da campanha à presidência de Juscelino Kubitscheck, em 1955. Depois de eleito, Juscelino tornou-se presidente de honra e sócio contribuinte da banda.

Seja sócio da banda Euterpe friburguense e ajude a perpetuar a “Centenária das Centenárias”

Endereço

Av Euterpe Friburguense, 53  – Centro – Nova Friburgo – RJ

Contato

(22)  2521-1085

SAIBA MAIS >

Conheça a Sede

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

Ads

Você pode gostar

Felga de Moraes

Responsável por diversas obras de arte das ruas da cidade, o artista plástico Felga se define como um autodidata, diz que o instinto sempre guiou as suas mãos.

Usina Cultural Energisa

Inaugurada em 2001, a usina Cultural Energisa de Nova Friburgo recebe oficinas, palestras, exposições e feiras. Localizada no coração da cidade, o espaço é uma ótima ferramenta para a disseminação da cultura Friburguense.

Mamute Records

O Estudio Mamute Records foi idealizado pelo produtor fonográfico Emmanuel Iván não apenas para ser um simples estúdio de gravação e sim para ser uma gravadora, auxiliando as bandas em todas as etapas da produção de seu album.

Teatro Municipal Laercio Ventura

Com capacidade para receber 564 pessoas, o teatro é o maior equipamento cultural de Nova Friburgo, e um dos principais do interior do estado do Rio de Janeiro.

Hell Oh!

Uma banda de indie rock nascida em 2011, em Lumiar. Com influências de punk, surf music, metal, grunge, blues e garage. Foram descobertos após participarem do festival de música independente Vaca Amarela.

Casa do Artesão

O Pavilhão das Artes, no Cônego, é a nova sede do artesanato friburguense e reúne centenas de trabalhos produzidos com diversos tipos de materiais.

X