A Catarina Mãe é a mais visitada das três formações rochosas que compoem as Catarinas Pai, Mãe e Filho. Devido a sua proximidade ao centro, a caminhada até o cume é um dos principais roteiros ecológicos de Nova Friburgo.

A pedra está a 1430 metros de altitude e recebeu este nome, em homenagem a uma das embarcações a vela chamada Chaterine, que trouxe a cidade de Nova Friburgo os primeiros colonizadores Suíços, em 1819. Não se tem um registro preciso de quando seu cume foi alcançado pela primeira vez, mas existem histórias que já no século 18 alguns colonos haviam subido a montanha para ter uma idéia do tamanho do vale do Morro Queimado, como era chamado a vila na época.

Via Paraíso Artificial – 4 V (A0) D1 E2 (400 m)

A pioneira das rotas de escalada da pedra da Catarina Mãe, e também, uma das mais bonitas escaladas de Nova Friburgo, fica localizada na parede frontal, e a sua linha é bem óbvia, reta, com lances em aderências, agarras e 6 artificiais fixos e ainda conta com 4 ótimos platôs para descanso. Além de uma fenda em diagonal no final da via. O rapel pode ser feito pela via mas é mas recomendado fazer cume e descer pela trilha da Catarina.

O que levar?

  • Água (Não existe água potável no caminho);
  • Fruta, barra de cereal ou lanche;
  • Protetor Solar, Boné e Óculos escuros para os dias quentes;
  • Casaco, toca e Corta Ventos para os dias Frios;
  • Respeite a serra e traga o seu lixo de volta.

Como Chegar?

O principal acesso é feito pela RJ-116 Rio de Janeiro x Nova Friburgo. Ao chegar na praça Marcílio Dias, já em Friburgo, siga em direção ao bairro de Olaria, na primeira ponte do lado direito atravesse-a e siga em direção ao bairro Vale dos Pinheiros, siga sempre o asfalto e vire a esquerda antes da estrada de calçamento no sentido condomínio sitio da Pedra, por mas 5 minutos.

Quantidade de Vias?

28 Vias de Escalada estão mapeadas no Blog Croquiteca.

Escalada pela primeira vez em 17/03/1991, por Carlos Roberto Campos “Béto” e Jocinei. Um feito grandioso para a época. A rota foi construída na parede frontal da montanha, na face leste, e nomeada de Paraíso Artificial, devido a técnica usada para superar algumas partes da rota que não era possível ser escalada em livre na época.

Não é necessário escalar a montanha para se chegar ao cume, a Catarina é famosa pelo trekking, e tem uma trilha bem acessível. Veja algumas imagens na postagem sobre o treino trail running 12k.

Para mais informações sobre montanhismo em Nova Friburgo, visite também os links abaixo.

Um ótimo blog para buscar informações sobre treeking e as montanhas de Nova Friburgo.

Croquiteca é o blog de escalada com o maior número de croquis das montanhas do estado do Rio.

O centro excurcionista Friburguense está com uma página bem atualizada e com muito conteúdo interessante.

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

Ads

Você pode gostar

Caixa de Fósforo

A pedra da Caixa de Fósforo é uma das formações rochosas mais curiosas do Parque Estadual dos Três Picos.

Crossfit em Nova Friburgo

A recente popularidade do esporte fez nascer em Nova Friburgo dois boxes de altíssimo nível, descubra a Crossfit Friburgo e Crossfit Uphill, dois espaços incríveis que nos enchem de orgulho.

Agille – Consultoria Esportiva

A Agille é uma consultoria esportiva, atuando no mercado de fitness e wellnes através da gestão da saúde e performance. Acompanhamento individual, treinos em grupo e oportunidades de viagens para a prática esportiva nas melhores provas do mundo.

Desafio Loft Uphill

Uma corrida de rua curta, com um percurso inédito e desafiador. Kit atleta de alto nível, hidratação e um pós prova divertido no Loft Friburgo.

Montanha Cup

Competição de Mountain Bike XCM, realizada no distrito de São Pedro da Serra, uma experiência incrível numa das regiões mais bonitas de Nova Friburgo.

X