Exposição de carros antigos movimentou o centenário Colégio Anchieta

  • Por Chris Mussi:
    A arquitetura do século passado do tradicional Colégio Anchieta trouxe uma atmosfera retrô para a exposição anual da Associação de Carros Antigos de Nova Friburgo. De acordo com Eder Lima, diretor da ACANF, 300 carros foram credenciados para esta edição que completou 19 anos. Além de uma ambientação histórica para o evento, o Anchieta facilitou a visitação por estar localizado no centro da cidade. A forte chuva no sábado, que reduziu a presença de visitantes, não afastou os mais animados que curtiram na tenda da quadra poliesportiva, além de cerveja gelada, muito rock com as bandas Stock House e Paralelo 14. Já com a trégua da chuva no domingo, o público aumentou, estima-se que pelo menos 6 mil pessoas tenham passado pelas ladeiras da escola para visitar os carros, tirar fotos e curtir mais música com Ismael Carvalho e a banda Carga Dupla.

    A diversidade atraiu um público com faixa etária variada, promovendo a integração das famílias com os mais jovens. Os mais engajados e bem informados não esqueceram de levar 1kg de alimento para entrada no local, o que não era obrigatório. No entanto, foram recolhidos aproximadamente quatro mil quilos não perecíveis que serão doados para duas instituições, uma de escolha da ACANF, e a outra do Anchieta.

    “A expectativa para o sábado era maior, mas diante da forte chuva, o público presente ainda surpreendeu. Muita gente que viria passar o final de semana na cidade, por exemplo, acabou não conseguindo sair de suas regiões por conta de alagamentos e outras complicações. Mas no domingo observamos muitas famílias, foi muito legal”, comentou Eder.

    Entre Kombis, Opalas, Fiats 147, Pumas, Rurais, Karmanguias e muitos outras raridades, um Dodge de rodas com aro laranja, de 1929, o mais antigo da exposição, chamou atenção na frente da porta principal da escola. Além disso, no ano em que a Volkswagen comemorou 60 anos do lançamento do primeiro Fusca, , por isso, muitos deles, de décadas variadas coloriram o pátio para celebrar a data desse carro que é um sucesso até hoje. Quem nunca teve ou gostaria de ter um fusquinha estiloso?

    Entre muitos expositores, um colecionador em especial atraiu curiosos, principalmente as crianças. Dario Silva, de 65 anos, é proprietário de cinco relíquias das Forças Armadas Brasileira que foram arrematadas em leilões e foram uma atração à parte no jardim. Mesmo não sendo ex-militar, tendo servido ao Exército apenas aos 18 anos, ele mantém impecáveis peças da década de 70. Em uma matéria exclusiva com para o DESCUBRA NOVA FRIBURGO, ele revelou como começou essa paixão e até como contribui para o Tiro de Guerra da cidade.

    Além de dois caminhões de frota, ele tem um jipe chamado Aranha, uma lancha e um trailer moradia. Quase uma frota! Se você perdeu a exposição, em breve poderá conhecer essas relíquias e suas histórias em um vídeo exclusivo.

    O colecionador que desejar participar no próximo ano basta ter um carro com mais de trinta anos e em boas condições de conservação. Atualmente a ACANF tem 70 sócios e cerca de 100 carros listados. Todo primeiro domingo do mês eles se reúnem no centro da cidade para compartilhar essa paixão. Filiada à Federação Brasileira de Veículos Antigos, A ACANF nasceu em 1994 com objetivo de credenciar o processo de placa preta, que certifica a originalidade do carro.

    O evento agradou a todos e a expectativa é que a vigésima edição, em 2020, aconteça também no Colégio Anchieta. Não fique de fora!
    • Show Comments

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    comment *

    • name *

    • email *

    • website *

    Ads

    Você pode gostar

    FLINF – Festa Literária

    A festa vai homenagear os brilhantes Marina Colasanti e Affonso Romano de Sant´Anna, celebrando a vida e a obra dos dois autores que nutrem uma relação especial com a cidade.

    Fevest 2018

    A mais importante feira brasileira do setor de moda íntima, praia, fitness e matéria-prima. É também o principal evento de negócios de Nova Friburgo, o maior polo fabricante de moda íntima em todo o país.

    Inaugurado um espaço único em Nova Friburgo com foco na economia criativa. Descubra a Curadoria!

    Um galpão de dois andares no Espaço Arp é o novo ponto de encontro de profissionais criativos e de quem faz acontecer na cidade.

    Festa da Flor de Lúpulo

    Nova Friburgo encontra uma nova vocação no agronegócio e o distrito de Amparo escreve mais uma de suas histórias.

    Agille traz Fernando Nazário para Clínica de Trail Run

    Atleta profissional e mestre em educação física Fernando Nazário representa o Brasil em diversas provas internacionais de Trail Running.

    Festival Sesc de Inverno

    O Festival é considerado o maior evento cultural multilinguagem do Brasil, serão mais de 300 atrações culturais, além de ações de saúde e desenvolvimento comunitário, atividades esportivas, oficinas e muito mais.

    X