Amparo é o 4º Distrito de Nova Friburgo, uma região de clima bucólico, com arquitetura pitoresca e cheia de história. Fica localizada a 10km do centro da cidade e, desde 2015, quando foi criado o Circuito de Turismo Rural de Amparo, vem ganhando destaque no mapa turístico da cidade.

A ASSAMAM (Associação de Amigos e Moradores de Amparo) promove eventos com apoio da ACIANF (Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo) e do SEBRAE/RJ, além de atuar em parceria com artesãos e produtores locais para divulgar as riquezas deste maravilhoso recanto.

Foto: Jornal A Voz da Serra

Produção de Lúpulo em Amparo. Uma grande descoberta!

O lúpulo é uma planta que pertence à ordem Urticaceae, da família Cananbinaceae e gênero Canabis. Seu nome científico é Humulus Lupulus, uma espécie trepadeira que leva até três anos para atingir a sua maturidade e pode chegar a mais de 4 metros de altura. É utilizado principalmente para a produção de cerveja, mas também é um ótimo relaxante natural e ainda pode ser consumido na salada, conhecido como “Aspargo de Lúpulo”.

A planta é de origem europeia, por isso, devido ao clima Brasileiro, existia um paradigma de que não seria possível o seu cultivo por aqui. Mas em 2014, uma fazenda paulista na região da Serra da Mantiqueira obteve relativo sucesso com a sua produção.

Aqui na nossa região, em 2016, o veterinário Paulo Celles Cordeiro plantou no seu sítio, em Amparo, os primeiros pés de Cascade (uma das espécies da planta), com intenção de utiliza-lá apenas na produção de sua própria cerveja artesanal. Nascia ali um movimento que está colocando Nova Friburgo no mapa da produção da planta no Brasil.

Assim que a sua plantação começou a vingar, Paulo passou a fornecer aos seus ainda descrentes vizinhos, mudas da planta para o cultivo. Com isso, a região passou a ter 13 produtores e uma produção em crescimento.

Festa da Flor de Lúpulo

A primeira edição do evento acontecerá no distrito de Amparo, nos dias 31 de Março e 01 de Abril de 2018, no mesmo ano em que a cidade comemora seus 200 anos. Por sua colonização suíça, alemã, austríaca… a cultura cervejeira é muito enraizada nas tradições locais e atrai turistas nacionais e internacionais.

Com 450 hectares livres de desmatamento em reservas permanentes, que preservam grande parte da mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro e consequentemente as nascentes de águas puríssimas, ideais para agricultura e produção de cervejas artesanais de qualidade superior.

O cultivo de Lúpulo já ocorre em todo o município por pequenos produtores, fomentando ainda mais o mercado cervejeiro em alta na cidade. Para apresentar esta oportunidade de negócio e agronegócio, além da parte técnica, a festa da Flor de Lúpulo terá também apresentações de empresários fornecedores e consumidores.

COMO CHEGAR

Necessário apenas para as Palestras Técnicas. Vagas Limitadas. Os participantes podem escolher quais atividades querem experimentar.

Local: Amparo – Nova Friburgo Rua Dez de Outubro, 2-66
Mais Informações: 22 99253-9508 ou 2522-1145
www.lupulonovafriburgo.com

*Programação:

(*Ainda poderão sofrer alterações)

Haverá palestras técnicas pela manhã no horário de 9:30hs até às 12:30 hs, no sábado 31 de março.

No dia de sábado à tarde e domingo haverá visitas a plantações de lúpulo e cervejarias de Nova Friburgo, roteiro em aberto.

Sábado pela manha dia 31 março as Palestras Técnicas, a saber:

– Eng. Agrônomo- Alexandre Jacintho Teixeira – – EMATER-RIO sobre necessidades nutricionais e cuidados a serem observados na implantação do cultivo de lúpulo.

– Prof. Patricia Fontes Pinheiro – Universidade Federal ES que tem analises cromatográficas de lúpulos nacionais e com trabalho publicado no ano passado, sobre o assunto.

– Rio Claro Lúpulos – Bruno da Cruz Ramos – já desenvolveu cultivar de lúpulo nacional registrado – sobre comercialização.

– Viveiro Ninkasi – Teresa Yoshiko e Fred Ferreira- Lúpulo de Teresópolis – sobre produção de mudas em sistema hidropônico- já produzindo mudas de diversas variedades.

– Sitio do Coqueiro – David Sorrentino – viveiro e lúpulo em Nova Friburgo.

– Lúpulo de Nova Friburgo – Paulo R C Cordeiro – Colheita e preparo da Flor de Lúpulo e a Utilização do Lúpulo fresco na cerveja artesanal.

Tarde de sábado e domingo o dia todo.
  • Visitação aos plantadores de lúpulo, viveiristas e cervejarias de Nova Friburgo e região, a definir roteiro, quais e quantos.
  • Barracas no pátio da ASSAMAM com produtos de flor de lúpulo das 14;00 as 19;00 horas, sábado e domingo das 10;00 as 17;00 horas.
  • Degustação cervejas feitas com lúpulo de Nova Friburgo.
Um evento com palestras técnicas, visitação a produção, degustação com sommelier, feira local de artesanato e cervejas, visitação a cervejarias e network. Participe!

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

Ads

Você pode gostar

Crossfit em Nova Friburgo

A recente popularidade do esporte fez nascer em Nova Friburgo dois boxes de altíssimo nível, descubra a Crossfit Friburgo e Crossfit Uphill, dois espaços incríveis que nos enchem de orgulho.

Montanha Cup

Competição de Mountain Bike XCM, realizada no distrito de São Pedro da Serra, uma experiência incrível numa das regiões mais bonitas de Nova Friburgo.

Gallery Lounge

Um espaço elegante, localizado no charmoso bairro de Mury, uma mistura de Lounge Bar e galeria de arte é a mais nova opção de entretenimento da cidade.

Acanf – Encontro de Veículos Antigos

Descubra essa Associação que é filiada à Federação Brasileira de Veículos Antigos, e realiza esse evento anual com centenas de veículos raros.

Festival do Chocolate de Nova Friburgo 2018

Tradicionalmente realizado no mês de agosto, o evento integra as comemorações da festa nacional Suíça, que ocorre em 1º de agosto, o Festival vem crescendo a cada edição, registrando um grande público visitante.

A Stam leva um pouco de Nova Friburgo para a ForMóbile, em São Paulo.

A STAM estará presente em mais uma ForMóbile, feira internacional de móveis e madeiras, entre os dias 10 e 13 de julho, no São Paulo Expo.

X