Com um conceito inovador e estrutura arquitetônica diferenciada, o atual Espaço Arp, localizado no coração de Nova Friburgo, traz para a região uma nova ideia de empreendimento imobiliário: um complexo multiuso, reunindo diversos estabelecimentos em um mix diversificado das áreas: comercial, industrial, educacional, gastronômico, lazer, logística e serviços. A ARP está mais uma vez, à frente do desenvolvimento da nossa cidade.

O PASSADO GLORIOSO

A história da fábrica teve início com a chegada de Peter Julius Ferdinand Arp ao Brasil, em 1881.  Nascido na cidade de Fahren, na Alemanha, ele desembarcou como imigrante em Santos, com apenas 23 anos, trazendo muita coragem e visão.

Trabalhou como comerciante de café, depois se mudou para o Rio e virou sócio de uma empresa de importação e exportação chamada Rothmans. Aos 37 anos, comprou a empresa e mudou sua razão social para Arp & Cia.

Julius descobriu a pacata Nova Friburgo nas suas andanças pelo estado, se encantou pela região e decidiu montar aqui uma fábrica de rendas. Para garantir o funcionamento da sua indústria, primeiro ele comprou a Companhia de Eletricidade e, além de novos empreendimentos, trouxe luz para Nova Friburgo, literalmente. A Fábrica de Rendas Arp foi inaugurada em junho de 1911, com 36 funcionários, e maquinário vindo da Europa.

Esse é o início da grande revolução industrial para Nova Friburgo. Com a eletricidade distribuída, junto a primeira grande fábrica da cidade, criou-se a motivação para a instalação de outras indústrias, movimentou o comércio, a construção civil, gerou empregos e, consequentemente, promoveu o desenvolvimento social e econômico de Nova Friburgo.

A fábrica chegou a ter mais de 1.300 funcionários, foi premiada diversas vezes e era conhecida pela qualidade, pelas máquinas de última geração, investimentos em tecnologia de ponta e pela diversidade de produtos.

Também foi pioneira nos direitos dos trabalhadores, oferecia aos funcionários: serviço médico e odontológico, creche, residências a baixo custo e programa de treinamento. Em 1934, a Arp recebeu um diploma de honra do Ministério do Trabalho, por garantir a alimentação dos trabalhadores.

 

Textos retirados do Jornal A Voz da Serra e do site Espaço Arp.

A partir de 2007, ano em que se instaurou uma crise econômica mundial, a fábrica viveu momentos de grande turbulência. Em agosto de 2011, por conta principalmente da concorrência com os produtos chineses e perdas geradas pela tragédia climática na cidade, a Arp veio a público informar o encerramento de suas atividades têxteis.

SIGA O ESPAÇO ARP

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

Ads

Você pode gostar

Mountains 2018

Um evento internacional que visa reunir pesquisadores, técnicos, formuladores de políticas e outros envolvidos com os múltiplos aspectos da realidade dos ambientes de montanha.

Livro Parque Estadual dos Três Picos

Uma obra incrível que retrata através de 240 páginas, 170 imagens e textos de 71 convidados especiais, toda a grandeza e importância do maior parque natural do estado do Rio de Janeiro.

FLINF – Festa Literária

A festa vai homenagear os brilhantes Marina Colasanti e Affonso Romano de Sant´Anna, celebrando a vida e a obra dos dois autores que nutrem uma relação especial com a cidade.

Maio Agitado em Nova Friburgo

Maio Agitado: Anitta, Fri & Jazz em Lumiar e Encontro de Carros antigos no Anchieta com bandas, food truck e beer truck são as atrações desse final de semana!

Lulu Santos em Nova Friburgo

A Frionline, empresa de internet 100% Friburguense, traz para a cidade um show incrível do Lulu Santos em sua nova turnê “Pra Sempre”

Abertura da Temporada de Montanhismo 2019

Abertura da Temporada de Montanhismo no último final de semana de maio encerra o mês agitado em Nova Friburgo! Confira

X