Intervenção Urbana de 06 a 27 de Dezembro

VISITE NOSSAS INSTALAÇÕES NA PRAÇA DEMERVAL BARBOSA MOREIRA

Uma intervenção baseada em decorações criadas com resíduos de materiais têxteis.

Este projeto tem o intuito de conscientizar e mobilizar a sociedade friburguense sobre a  responsabilidade que se deve ter para a prática do reaproveitamento e do descarte correto dos rejeitos sólidos do polo confeccionista local, mostrando a importância e o cuidado com o resíduo gerado.

“Educar não é somente ensinar a ler e escrever, é criar um novo indivíduo para a sociedade.” Confira algumas imagens da visita a sede da EBMA para os pequenos.

A cidade de Nova Friburgo é referência quando se trata de moda íntima.

Considerado um exemplo de retomada da indústria fluminense, o pólo é gerador de emprego e oportunidades. O município movimenta o mercado regional e nacional representando 25% da produção de moda do país.

Devido a grandiosidade deste pólo, Nova Friburgo vem se tornando cada vez mais relevante para o setor de vestuário brasileiro, desta forma, tem ajudado a elevar o patamar do país no cenário mundial fazendo com que o Brasil fique entre os 4 maiores produtores de vestuário do mundo.

É visível o quão importante e relevante este setor é para nossa região. Mas, devido ao grande número de peças produzidas pelas indústrias de confecções em Nova Friburgo tem-se o seguinte questionamento:

“Para onde vai todo o refugo dessas peças confeccionadas”?

Um dos principais efeitos colaterais da quantidade de materiais produzidos, são as toneladas de rejeitos gerados por ano que não se dissipa no meio ambiente.

A Casa do Artesão é um espaço criativo que reúne aproximadamente 100 artesãos de Nova Friburgo, por lá, diversos grupos utilizam parcialmente resíduos descartados de confecções locais para a fabricação dos seus produtos.
Esse é um dos caminhos possíveis: reciclar e reutilizar.

O PROJETO TERÁ OS SEGUINTES OBJETIVOS:

QUANTIFICAR

No  intuito de criar um banco de informações  sobre o descarte dos rejeitos, elaboraremos um censo entre os  confeccionistas locais para subsidiar a Prefeitura,  EBMA e SINDVEST com dados do nicho.

CONSCIENTIZAR

Uma série de vídeos educacionais serão a base de informação sobre todas as ações do projeto.

MOBILIZAR

Serão instaladas 4 Árvores de  pano em pontos estratégicos da cidade feitos com os retalhos produzidos pelas indústrias de Nova Friburgo.

QUALIFICAR

A ideia é Reutilizar os resíduos para fins educativos e sócios econômicos criando oficinas nos bairros voltada à produção de objetos de decoração. O objetivo é integrar a comunidade ao projeto de reciclagem, adquirir renda extra com a comercialização e conscientizar sobre a preservação do meio ambiente.

CARAVANA RENOVA

A “CARAVANA RE NOVA” é um bate papo na EBMA que tem como objetivo apresentar a empresa para os pequenos cidadãos em idade escolar e promover palestras sobre a importância da reutilização dos materiais confeccionados que são descartados.

EDUCANDO VERDE

O “ Educando verde” tem como objetivo conscientizar pequenos cidadãos em idade escolar – grandes multiplicadores de opinião – da grande importância do reaproveitamento têxtil para o Meio Ambiente.

Essa ação será realizada uma vez por mês, em escolas municipais definidas pela prefeitura com a participação de um representante da EBMA, da Secretaria do Meio Ambiente e um convidado especial para um bate-papo com os pequenos.

X