O Parque Estadual de Três Picos, também conhecido como Salinas, é a terra da escalada e trekking tradicional do Brasil. Com vias em paredes de várias enfiadas, com proteções afastadas, Salinas é a felicidade e desespero de vários escaladores, suas vias longas criaram um estilo que convencionou chamar de “Estilo Salinas”. Para quem gosta de caminhar, existem diversas opções de trilhas, travessias e cumes para explorar.

Localizado dentro do Parque Estadual dos Três Picos, com uma área aproximada de 46.350 hectares, é o maior parque estadual do Rio de Janeiro, abrangendo porções dos municípios de Cachoeiras de Macacu (49,1% da área do PETP), Teresópolis (19,9%), Nova Friburgo (19,7%), Silva Jardim(7,1%), Guapimirim (4%).

Ao redor da formação existem outras pedras e picos de relevante interesse, como a Pedra do Gato, a Pedra do Capacete, bem ao lado dos três picos e a Pedra da Cabeça do Dragão. Na região se localiza também o Vale dos Deuses, área excelente para acampamentos e para apreciar e curtir a natureza.

As caminhadas nesta região são consideradas de nível médio à difícil. Trilhas como a do Vale dos Deuses-Bonsucesso, em Teresópolis, chamam a atenção pela presença da mata intocada e de cachoeiras de rara beleza.

O que levar?

  • Frutas e Barras
  • Água ou Repositor
  • Corta vento e Agasalho
  • Kit Primeiros Socorros

Como Chegar?

Pelo km 46,5 da RJ-130 para Conquista, 45 km (3 km de terra). Seguir caminho para São Lourenço. Se for de ônibus peça para descer no ponto final.

Quantidade de Vias?

No Guia de Escaladas escrito por Alexandre Portella, Isabella de Paoli e Sergio Tartari, são descritas 117 vias, dentre elas, as mais longas do brasil.

Informações

Melhor época:
De maio a setembro, quando chove menos. Como escurece mais cedo nesse período, é bom começar a trilha às 8h.

O parque funciona entre 8h e 17h (grátis). A subsede, ao lado da portaria, dá apoio aos alpinistas. A sede fica no município de Cachoeiras de Macacu e funciona das 9h às 17h. Telefone: (21) 2649-6847.

A Face Leste do Pico Maior é uma das escaladas mais clássicas do Brasil, é o sonho de qualquer escalador, seja pela grandeza da montanha, pela via ou desafio físico e psicológico.

Grau de Dificuldade: 5º V A1/VI+ E3 D4 700 metros
Conquistadores: Guilherme Ribeiro, José Bezerra Garrido, Valdinar dos Santos e Waldemar Ferreira Guimarães – Ano: 1974

Para mais informações sobre montanhismo em Nova Friburgo, visite também os links abaixo.

Um ótimo blog para buscar informações sobre trekking e as montanhas de Nova Friburgo.

Croquiteca é o blog de escalada com o maior número de croquis das montanhas do estado do Rio.

O centro excurcionista Friburguense está com uma página bem atualizada e com muito conteúdo interessante.

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

Ads

Você pode gostar

Agille traz Fernando Nazário para Clínica de Trail Run

Atleta profissional e mestre em educação física Fernando Nazário representa o Brasil em diversas provas internacionais de Trail Running.

Projeto Gol de Placa

O projeto Gol de Placa é uma organização sem fins lucrativos, criada em 08 de junho de 2002, que tem como missão promover a formação do cidadão, a inclusão social através do futebol e a construção de possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.

Pedra da Catarina Mãe

A pedra foi escalada pela primeira vez em 17/03/1991, por Carlos Roberto Campos ” Béto” e Jocinei, que para época foi um feito grandioso vencer esta parede de granito com mais de 350 metros de extensão.

Lumiar Aventura

Operadora de turismo de aventura. Conheça Lumiar de uma forma diferente e emocionante.

Agille leva dezenas de Friburguenses para experiência única no Chile.

A assessoria esportiva organizou mais uma Expedição para a américa latina e ofereceu momentos incríveis para os seus alunos no Parque Nacional Torres Del Paine, na Patagônia Chilena.

Circuito Montanhe-se Descubra Nova Friburgo

Totens informativos com alguns atrativos naturais de Nova Friburgo.

X