A edição de 2024 da Árvore que dá Livros já tem local e data marcada! Este ano o evento acontecerá no domingo, dia 15 de dezembro, no Espaço Arp, local de referência de cultura, diversidade e entretenimento na cidade.
Símbolo de resistência cultural de Nova Friburgo, o projeto chega ao seu décimo terceiro ano consecutivo, com o objetivo de levar ao friburguense o gosto e o prazer pela literatura. O evento é idealizado pelas jornalistas Luisa Machado e Scheila Santiago e pela professora Rosângela Buarque. A iniciativa consiste na montagem de uma árvore de Natal feita somente com livros doados pelos moradores da cidade.
Os livros a serem doados para a montagem da Árvore podem ser deixados em qualquer um dos nove postos de recolhimento em diferentes pontos da cidade. São eles: Livraria Genipapo, Usina Cultural Energisa, Educandário Miosótis, La Benta Confeitaria, Casa da Serra Carioca, Sustentarp, Colégio Estadual Dr João Bazet e CPM.
A montagem da Árvore acontecerá no Bloco 11 do empreendimento multiuso e terá início às 9h e, a partir deste horário, o público poderá aproveitar outras atividades que estarão disponíveis no local, como uma exposição de artistas friburguenses dos mais diversos segmentos.
Durante a montagem, às 10h30, o músico e contador de histórias Murillo Soares abre a agenda de atrações. Em seguida, às 12h, o espaço fica aberto para a leitura de poesias, crônicas e contos.
Às 14h30, chega o momento do Café Literário, mediado pela professora Márcia Lobosco, que determina um tema a ser discutido e abre a oportunidade de cada participante escrever sobre o assunto e compartilhar com os colegas. O café será aberto ao público com vagas limitadas, por ordem de chegada.
A desmontagem é a última atração, às 16h, encerrando a edição 2024 da Árvore que dá Livros.
Com o objetivo de incentivar a leitura e aproveitar o espírito de partilha característico desta época do ano, os livros que compõem a árvore serão disponibilizados a todos os presentes no evento, que poderão escolher os de sua preferência.
Sobre o projeto
A primeira edição da “Árvore que dá Livros” aconteceu em 2012, na Praça Marcílio Dias, no Paissandu, com a doação de mais de mil livros arrecadados em três semanas de campanha. Cerca de 600 exemplares foram distribuídos à comunidade no dia do evento, e os livros remanescentes foram destinados ao Lar Abrigo Amor a Jesus (LAJE).
O sucesso da iniciativa deu origem a edições seguintes em diferentes pontos de Nova Friburgo, como a Usina Cultural Energisa, a Rodoviária Urbana e várias praças e espaços culturais da cidade, consolidando-se como um marco cultural local.
Durante a pandemia, o evento foi adaptado para evitar aglomerações, com uma desmontagem transmitida ao vivo no Instagram, permitindo aos participantes escolherem e agendarem a retirada de livros no antigo Espaço Babel. A última edição ocorreu em dezembro de 2023 nesse mesmo espaço.
Desde o início, o projeto prioriza destinar os livros não recolhidos a instituições beneficentes ou reservá-los para edições futuras.
A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.