Setembro no Usina Viva: cinema, teatro, oficina e acessibilidade

O mês de setembro chega com uma programação diversa e inclusiva no Usina Viva, que traz oficina literária, cinema, teatro e estreias de mostras audiovisuais. O projeto se conecta com o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21/9) com uma semana inteira dedicada à acessibilidade.

Todas as atividades são gratuitas, reforçando o compromisso com a inclusão e a democratização do acesso à arte. Neste mês, o Usina Viva lança seu concurso literário, faz parceria com o Projeto Resistência Artística e leva sua atividade também ao Teatro Municipal.

Confira a programação completa.

Oficina de Escrita e Concurso Literário

Durante quatro sábados consecutivos (13, 20 e 27 de setembro e 4 de outubro), das 14h às 16h30, acontece a oficina gratuita “A Voz do Autor”, um espaço de criação e experimentação literária. A atividade marca também o anúncio do lançamento de um concurso literário, que será promovido pelo projeto para estimular e revelar novos talentos da escrita em Nova Friburgo e região.

Foto: Divulgação

Semana de Acessibilidade Usina Viva (16 a 21 de setembro)

Em parceria com o Projeto Resistência Artística, responsável pela exposição “LUX – Luzes da Memória”, de 16 a 19/9, instituições e grupos poderão agendar visitas guiadas acessíveis à mostra. Além da visita, cada grupo terá a oportunidade de assistir a um curta-metragem selecionado especialmente para a ocasião.

A semana segue com programação aberta ao público:

SEXTA-FEIRA, dia 19/9
18h – Exibição dos curtas-metragens com recursos de acessibilidade, reunindo os trabalhos apresentados ao longo da semana.

SÁBADO, dia 20/9
16h – Mostra de Curtas Infantis acessíveis, pensada para crianças e famílias.

18h – Sessão do filme “Assexybilidade”, seguida de bate-papo com o diretor Daniel Gonçalves, mediado por Ana Mickozac, psicóloga e realizadora cinematográfica. O filme apresenta histórias sobre a sexualidade de pessoas com deficiência e a diversidade de experiências pelo olhar de quem tem alguma condição física ou intelectual. O diretor, roteirista e produtor também busca dar luz ao tabu sexo e revela a luta diária de pessoas com deficiência contra o capacitismo e a ideia preconceituosa de que não sentem desejo como todos os outros.

DOMINGO, dia 21/9
18h – Espetáculo teatral “Meu Corpo Está Aqui”, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, marcando a estreia do projeto no espaço teatral.

O espetáculo é baseado nas experiências pessoais de Bruno Ramos, Juliana Caldas, Pedro Henrique França atrizes e atores PCDs (pessoas com deficiência), em que eles próprios estão em cena falando abertamente sobre seus relacionamentos, seus corpos, seus desejos. Uma mistura de depoimentos ficcionalizados por Julia Spadaccini, também pessoa com deficiência, e Clara Kutner retratando o jogo entre as pulsões e os obstáculos que se apresentam nas descobertas e nas experiências de afeto e sexualidade em corpos PCDs. Um tema original e inédito nos palcos, que se aprofunda na reflexão desses corpos invisibilizados socialmente.


A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.

Deixe um comentário

error: Quer reproduzir nosso conteúdo? Envia uma mensagem pra gente!