O SustentArp, projeto de sustentabilidade da Arp, recebe nos dias 13, 15 e 21 de novembro, a Mostra Ecofalante de Cinema – Especial COP 30, com sessões gratuitas de curtas-metragens socioambientais, abertas ao público, na Rua das Borboletas e na área do SustentArp.
As exibições apresentam histórias que atravessam gerações e fronteiras, mostrando como pequenas atitudes podem transformar o mundo. Os filmes abordam temas como mudanças climáticas, biodiversidade, consumo consciente e sustentabilidade, sempre com a proposta de inspirar o olhar coletivo para o futuro do planeta.
Criada em 2012, a Mostra Ecofalante de Cinema é um dos principais eventos audiovisuais dedicados às questões socioambientais na América Latina. A iniciativa, que acontece anualmente no primeiro semestre, também realiza exibições itinerantes com parceiros educacionais e institucionais ao longo do ano, levando filmes, debates e reflexões a diferentes regiões do país.
A edição especial COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, reforça a importância da arte como ferramenta de transformação social e do cinema como veículo de sensibilização e conhecimento.
Entrada gratuita. Veja a programação detalhada abaixo.
QUI, 13/11 | 16H30 | RUA DAS BORBOLETAS
O Tucano Rogério e a missão ambiental (Contação de história)
Livro inspirado nas belezas de Nova Friburgo e na importância de cuidarmos do meio ambiente de forma leve, divertida e inspiradora.
Escritora: Roberta Ramalho
Floresta que refresca (Curta)
Animação que reflete sobre as mudanças climáticas e o papel das agroflorestas na construção de um futuro mais sustentável.
Direção: Ianah Maia | Duração: 5 min
Vellozia (Curta)
Animação que mostra crianças do Cerrado enfrentando os efeitos das mudanças climáticas e aprendendo a preservar rios, nascentes e o bioma local.
Direção: Pedro de Castro Guimarães | Duração: 13 min
Kigalinha (Curta)
Animação que apresenta uma galinha ciborgue vinda do futuro em busca de aliados para combater o aquecimento global e inspirar novas atitudes.
Direção: Gabriel Justo, Felipe Santana e Gabrielle Adabo | Duração: 20 min
SÁB, 15/11 | 17H30 | RUA DAS BORBOLETAS
Caminho dos Gigantes (Curta)
Oquirá, uma menina indígena de seis anos, embarca em uma jornada poética em meio a uma floresta de árvores gigantes para descobrir o sentido da vida e sua ligação com a natureza.
Direção: Alois Di Leo | Duração: 12 min
Kwat e Jaf – Os bebês heróis do Xingu (Curta)
Os gêmeos Kwat e Jaf vivem aventuras para resgatar a mãe engolida por uma sucuri. Inspirado na mitologia Kamayurá, o filme mistura animação e cenas reais para mostrar tradições do Alto Xingu.
Direção: Clarice Cardell | Duração: 20 min
SEXTA-FEIRA, 21/11 | 17H30 | SUSTENTARP
Floresta – Um Jardim Que a Gente Cultiva (Curta)
Documentário que contrapõe a visão indígena e a ciência ocidental, mostrando como a colonização afeta os povos indígenas e a Amazônia.
Direção: Mari Corrêa | Duração: 43 min
A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.