O Projeto Usina Viva chega ao seu último mês de programação celebrando uma jornada que uniu memória, afeto, formação e criação artística em Nova Friburgo. Foi um ano inteiro movimentando a cidade com oficinas, espetáculos, shows e encontros.
“A programação de dezembro marca o momento de compartilhar resultados, reencontrar o público e fechar esta edição com o brilho de tudo o que foi produzido coletivamente”, afirma Guilherme Rezende Jr., diretor do projeto.
Desta terça-feira, 2, a sábado, 6 de dezembro, das 13h às 20h, a loja anexa à Usina Cultural Energisa se transforma em um grande painel vivo dos trabalhos realizados ao longo do projeto, patrocinado pela Energisa. O espaço recebe a Exposição de Encerramento, que reúne:
– Cabine de Memórias, exibindo lembranças captadas ao longo dos meses;
– Janela de Cartões Postais, com olhares poéticos sobre a cidade;
– Produções da Oficina de Psicoexpressão;
– Fotografias artesanais da Oficina de Pinhole;
– Exibição dos filmes selecionados no Concurso de Microfilmes.

A programação continua na sexta-feira, 5, às 19h35, com mais um encontro da série ‘Luminosa convida’, que recebe Sonek, artista friburguense que cresceu no morro do Cordoeira e está na cena do hip hop há mais de 10 anos, com características suburbanas em sua literatura. O rapper conta histórias e ocorrências envolvendo seu cotidiano nas favelas de Nova Friburgo.
O grande encerramento será no sábado, 6, celebrando os talentos revelados ao longo do projeto e o engajamento da comunidade. Das 17h30 às 19h, serão exibidos os microfilmes finalistas, seguidos da Premiação do Concurso de Microfilmes e do Concurso Literário, em uma cerimônia que reconhece e valoriza novas vozes da cidade.
Logo depois, às 19h, a festa segue com show das Lumiarinas, um trio feminino de forró pé de serra com um repertório que passeia pela MPB e por ritmos brasileiros como coco, carimbó e ijexá. Valorizando especialmente obras de mulheres, o grupo leva ao público apresentações leves, cheias de alegria e sempre celebrando a amizade e a presença feminina na música.
Em seguida, às 20h, a noite ganha clima de celebração com o set dos DJs Vinil Toots e Pedrão, encerrando a edição de 2025 com muita música boa.
A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.