Conselheiro Paulino está em festa. No último dia 7 de janeiro completou seus 74 anos como distrito de Nova Friburgo e vem recebendo aos fins de semana apresentações da tradicional Folia de Reis. Inclusive neste sábado e domingo, dias 17 e 18, acontece o 59º Festival de Folia de Reis de Nova Friburgo.
O evento, tradicional no município, é aberto ao público e vai reunir grupos da cidade e da região na Praça Laffayette Bravo Filho. A realização é da Associação dos Grupos de Folia de Reis de Nova Friburgo (AGFRNF) em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. A iniciativa encerra com muita alegria esse período de festividades e tradição das jornadas de Reis, que tiveram início no Natal.
Serão mais de 20 folias reunidas em dois dias de cores, cantos, bandeiras e emoção, em um grande encontro que reúne grupos, famílias e gerações, mantendo viva a nossa história e a cultura popular friburguense. Veja os horários:
SÁBADO, dia 17/01 – 19h às 0h
DOMINGO, dia 18/01 – 9h às 23h30
📍 Praça de Conselheiro Paulino


O Dia de Reis foi comemorado no último dia 6 de janeiro. Nova Friburgo é uma das cidades que mais tem representações de grupos do Estado do Rio, sediados em diversos bairros e localidades como Olaria, Floresta, Jardinlândia, Salinas, entre outros.
A Associação dos Grupos de Folia de Reis de Nova Friburgo foi criada em 1998. Além de juntar todos os grupos da cidade, tem o objetivo de manter viva a tradição em toda a região, convidando as cidades vizinhas para esse intercâmbio cultural.
A Folia de Reis é uma das festividades folclóricas mais emblemáticas do país cuja celebração dura 12 dias. Ela relembra e celebra a viagem e a visitação dos reis magos ao menino Jesus. É Patrimônio Cultural Imaterial Fluminense, pela Lei nº 9.123/2020, que criou também o Dia Estadual do Folião de Reis (25 de março).
A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.