Um dos destinos mais procurados de Nova Friburgo, Lumiar comemora 132 anos neste dia 18 de outubro. Por mais que não haja programação este ano, devido à pandemia, o distrito tem muitos motivos para celebrar.
A região foi formada por nativos e logo depois pela ocupação dos imigrantes nas margens do rio Macaé e seus afluentes. Lumiar era uma fazendo do nobre francês Felipe de Rouse. Seu nome é uma homenagem ao local de nascimento de sua esposa portuguesa Michaella d’Abreu. Foi oficialmente fundado em 1889.
Seja pela calmaria no dia a dia, as montanhas que desenham e compõem o cenário, as belezas naturais da Mata Atlântica e o agito (de certa forma ainda calmo) dos fins de semana, Lumiar faz parte do início da história friburguense e, cada vez mais, coloca a cidade na rota turística.
Tem turista que gosta tanto de Lumiar que decide recomeçar a vida por lá. Porque é considerado o local do sossego, da vida leve, do contato frequente com a natureza, do artesanato e de uma gastronomia de deixar qualquer um com água na boca.
É também um espaço para se aventurar nos esportes radicais e descobrir os sons, movimentos, criações e potenciais de todas as expressões artísticas e culturais existentes na região.
É um caminhar pela história, que possui nas construções e nos costumes fortes características dos colonizadores suíços e alemães. Uma arquitetura que mescla o antigo e o novo, envolvendo todas as gerações. Um olhar para a Nova Friburgo do passado, em busca de um futuro de mais atenção para essa vila charmosa e acolhedora.
O 5º distrito de Nova Friburgo está a cerca de 30 km do centro da cidade e a 150km do Rio de Janeiro. Um trajeto facilmente percorrido para quem quer visitar o destino nacionalmente reconhecido e eternizado pela música “Lumiar” de Beto Guedes, em 1977.
“Acordar em Lumiar
Levantar e fazer café…
… Amor, Lumiar
Pra viver, pra gostar…
… Pra perder o medo, mudar de céu, mudar de ar
Clarear de vez Lumiar”
Parabéns, Lumiar, pelos seus 132 anos! E você, compartilhe com a gente o seu local preferido na vila. E se ainda não visitou o distrito, já marca na agenda para a próxima oportunidade.
PASSEI GRANDE PARTE DE MINHA VIDA EM LUMIAR,, POÇO FEIO POÇO DAS ANDORINHAS CORETO E SAO PEDRO O LUGAR MAIS MARAVILHOSO QUE CONHECI NA MINHA EPOCA..