Em fevereiro não vai ter Carnaval! Mas, se tudo der certo, a folia friburguense vai ser realizada no mês de maio. A decisão foi comunicada pela Prefeitura, junto com a Liga das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Nova Friburgo.
Uma reunião, realizada no último dia 6, definiu que o Carnaval 2022 acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de maio.
A proposta de remarcação foi apresentada pelas agremiações, que foram unânimes na decisão. As escolas entendem que o atual cenário não permite garantir uma segurança sanitária. Além disso, adiar a folia vai possibilitar que elas tenham mais tempo para executar os preparativos e ensaiar, de forma a poder envolver também toda a comunidade. O Executivo, então, bateu o martelo.
Nas últimas semanas, o crescente número de casos da Covid-19 e também da gripe no Brasil e no Estado do Rio fez com que os governos repensassem o Carnaval 2022. A cidade do Rio, por exemplo, cancelou o carnaval de rua. A festa já foi descartada nos municípios vizinhos: Duas Barras, Bom Jardim e Santa Maria Madalena.
Para a Festa do Momo acontecer em Nova Friburgo, tudo vai depender agora do cenário epidemiológico da cidade e a situação pandêmica nos próximos meses.
Por isso se cuidem! Estamos dando o exemplo com mais de 90% dos friburguenses totalmente vacinados. Isso faz com que os números de casos possam aumentar, mas as internações permaneçam baixas. Se você ainda não faz parte do grupo que recebeu a vacina, vá o mais rápido possível a um dos pontos de imunização da cidade.
Não esqueça de usar a máscara de proteção, evitar aglomerações, priorizar espaços abertos, manter o distanciamento e higienizar frequentemente as mãos.
Quer mais um incentivo? Se o Carnaval acontecer nas novas datas previstas, teremos um feriadão digno de muita celebração, juntando a alegria da maior festa cultural do planeta e a comemoração pelos 204 anos de Nova Friburgo. Quatro dias de pura alegria.
O Carnaval de Nova Friburgo é considerado o segundo maior do Estado do Rio, devido ao número de agremiações. Mobiliza diversas comunidades, grande parte que vive deste trabalho, além de impulsionar a economia local.
Foto de capa: Carnaval 2019 (Prefeitura de Nova Friburgo)