Nova Friburgo está em uma região super talentosa, seja pelos atrativos visuais ou gastronômicos. E por falar em gostos e sabores, você sabia que a cachaça do ano é da Região Serrana do Rio? Conheça a Cachaça da Quinta e a deguste em terras friburguenses.
Mas antes a gente precisa dar uma passadinha na nossa “vizinha” serrana Carmo e contar essa história. A produção da Cachaça da Quinta acontece por lá, na Fazenda da Quinta. Um local que faz parte da trajetória do município carmense.
A propriedade foi adquirida em 1923 pelo imigrante português Francisco Lourenço Alves. Um terreno com solo e clima ideais para o cultivo da cana-de-açúcar, a fermentação e a elaboração dos produtos. Seu Francisco introduziu uma série de cuidados no processo de fabricação da já existente Cachaça da Quinta. Seu filho José Ramos Alves não só seguiu no preparo minucioso como continuou aprimorando ainda mais a bebida.
Pensa que parou por aí? Anos depois a propriedade, e todos os seus detalhes, foram transmitidos à filha de José, Kátia Alves Espírito Santo. É ela quem comanda o novo tempo da Cachaça da Quinta.
Fonoaudióloga de formação, encerrou o ciclo de mais de 20 anos de carreira para iniciar outra. Hoje é produtora, apreciadora e estudiosa da cachaça, autora do livro Drinks e Coquetéis 2018 e organizadora e coautora do guia Carta de Cachaça do Rio de Janeiro.
Com os novos tempos, reformulou a marca, reformou os equipamentos de produção, sempre mantendo a tradição e todo o aprendizado da família.
Premiação
Depois de colecionar diversos prêmios, a cachaça carmense ganha mais um (e grande) reconhecimento: é eleita a Cachaça do Ano pelo corpo de jurados da respeitada Cúpula da Cachaça, em seu ranking bienal, na categoria Branca.
Integra a seleta lista das 50 melhores cachaças do Brasil. A eleição durou cinco meses e aconteceu em três fases: votação popular entre mais de 250 rótulos indicados por 48 mil eleitores, um grupo de 28 especialistas fechou a lente em 50 finalistas que foram degustados às cegas em dois dias por um time de engenheiros, técnicos, jornalistas, bartenders e outros experts e amantes do destilado brasileiro.
Um reconhecimento de um trabalho árduo, de mais de 100 anos de produção. A Cachaça da Quinta é certificada como orgânica, é uma bebida armazenada por seis meses em tonéis de inox. Robusta, possui graduação alcoólica de 42%. No olfato é fina, intensa e persistente.
Não só chegou a outras cidades da Região Serrana do Rio como atravessou fronteiras e é exportada para mercados exigentes como Estados Unidos, Taiwan, Inglaterra e França.
Serra Carioca Tap House + Feitoria Cozinha & Cia
E voltando a falar nas cidades da Região Serrana, Nova Friburgo entende muito bem o que é gastronomia de qualidade. Por isso, você encontra a Cachaça da Quinta na Serra Carioca Tap House e ainda pode harmonizá-la com uma das receitas preparadas também artesanalmente pela Feitoria Cozinha & Cia.
A cervejaria e o restaurante ficam nos blocos 12 e 10 do Espaço Arp, respectivamente, na Avenida Conselheiro Julius Arp, nº 80, no Centro.
Também é uma ótima opção para presentear e divulgar todas essas marcas que fazem a Serra Carioca ser um dos destinos mais procurados por quem visita o Rio de Janeiro.
Parabéns, Cachaça da Quinta!
Experimentei ontem em um evento da Unimed Serrana e, simplesmente, adorei.
Em uma só palavra: DIVINA.