Nova Friburgo é conhecida por suas belezas naturais, pela extensa Mata Atlântica, diversidade de espécies e abundância. Não é à toa que é a sede da primeira Escola de Sustentabilidade do estado do Rio de Janeiro. E é esse local que você vai conhecer neste texto!
A Escola de Sustentabilidade é uma iniciativa da EcoModas. A eco sede da empresa, anteriormente, não tinha capacidade para atender a demanda de pedidos de outras instituições e escolas para aulas, oficinas e intervenções sobre o tema.
No novo local tudo mudou e seu espaço se dividiu para proporcionar essa experiência educacional, além de comercial, turística e, é claro, ambiental.
Com 12 anos de atuação, a EcoModas é reconhecida e premiada em todo o Brasil. É a primeira empresa do país a reutilizar cones de linhas de costura industrial vazios que são usados para produção de mudas de Palmito-juçara, árvore da Mata Atlântica ameaçada de extinção.
A frente estão Alex e Adriana Santos. Em 2020, enquanto o mundo parava por causa do ponto mais crítico da pandemia da Covid-19, o casal arregaçou as mangas e transformou um velho e abandonado galpão em um verdadeiro local dedicado ao meio ambiente, com a ajuda de parceiros. “Do lixo ao luxo”, nas palavras do Alex Santos.
Depois de um ano de intensas reformas, o local foi inaugurado oficialmente no dia 23 de março de 2021. É o lema deles: mudando o mundo, uma semente de cada vez.
Como chegar
A eco sede fica no andar inferior do primeiro estágio do Teleférico, abaixo do boliche. Assim que você curtir 10 minutos de passeio pelas cadeirinhas, em meio à mata nativa da cidade, você salta no complexo e desce uma escada que fica abaixo do dinossauro. Tudo está sinalizado.
Foto: Descubra Nova Friburgo
Caso você suba de carro ou moto, siga em direção à guarita das cadeirinhas. Um funcionário sempre está lá para te orientar.
Acessando a eco sede
No caminho, você já imerge no mundo sustentável. O primeiro contato é uma parede com uma cortina de garrafas de vidro com plantas aquáticas. Desça cada degrau com muita atenção aos detalhes, pois sempre tem coisas diferentes e ecológicas neste ambiente.
Quando chegar ao lado da pata do dinossauro, passe a mão nela. Dizem que é um amuleto de sorte fazer um carinho na pata do “Dino”. Em seguida você chegou à Escola de Sustentabilidade.
Você vai ser recebido com muito ronronado e carinho do Valentino, o gato mascote e “relações-públicas”. Quem está lá, quieta no seu canto, só observando, é a Verdeana, a manequim da escola, sempre “instagramada” pelos visitantes.
O primeiro ponto é a loja ecológica. Com estilo e design sustentável, vários elementos foram reutilizados, assim como pneus, mangueiras de incêndio, roletas de ônibus, grama sintética feita de plásticos reciclados, extintores, garrafas de vidro e outros.
Nossa dica: fique atento a cada detalhe. Você vai se surpreender com o que pode ser reciclado, reutilizado e transformado em um novo, lindo e útil objeto.
Setores
Depois da loja, vem a sala da escola de sustentabilidade. Atualmente, a empresa faz uma parceria com as escolas públicas e privadas da cidade para ensinar teoria e prática a centenas de alunos friburguenses.
As atividades podem ser resumidas em: palestra + tour da sustentabilidade + oficina + compostagem + visita ao viveiro florestal + ervas medicinais + contemplação de aves + apreciação da paisagem de Friburgo.
Em breve, novas atividades serão incorporadas ao local.
Ao lado é a parte em que acontece o processo de criação dos produtos, da costura a finalização. Ao final do galpão você encontra o Café da Consciência.
Café da consciência
Ufa! Depois de todo esse passeio, nada melhor que sentar e tomar aquele cafezinho ou um chá bem quente. Ainda mais nesse frio da serra. E olha a vista do nosso repouso!
O “Café da Consciência” é uma forma de criar aconchego aos visitantes. Vai sempre junto algum mimo e um cofrinho verde. Na nossa vez foi um bis. Aqui, é o próprio consumidor quem diz o valor que o café merece. Uma forma de financiar o projeto.
Para o café foi usado um filtro de pano reutilizável. No chá colhemos a erva-cidreira na hora na horta do jardim.
Funcionamento
A entrada é gratuita e funciona das 9h30 às 17h, com pausas na quarta-feira. Guias de turismo e grupos devem entrar em contato previamente para marcar.
A visitação normal pode não acontecer caso estejam atendendo um grupo no dia. Entre em contato para saber datas disponíveis.
A primeira escola de sustentabilidade do estado do Rio fica na Rua Alexandre Korotynsky 418 / 02 -Teleférico, Centro.
Contato:
(22) 2526-5572 | Fixo e whatsapp
(22) 99973-0834 | Móvel
“Amamos receber pessoas, falar sobre o que a gente faz. Esse é o ambiente para isso. Aqui eles vão enxergar o universo da sustentabilidade com muito mais amplitude. Venha nos visitar!”, convidam.