Novembro em Nova Friburgo é mês de memória, reflexão e celebração. A cidade reúne uma programação dedicada ao Mês da Consciência Negra, com mostras de cinema, rodas de leitura, exposições, oficinas e apresentações musicais espalhadas por diversos pontos.
Este ano a data ganha ainda mais peso simbólico: o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) passou a ser feriado nacional pela Lei nº 14.759/2023 — antes era feriado apenas em alguns estados (entre eles o Rio de Janeiro).
Aqui na cidade, a programação começou no último dia 2 de novembro com a primeira exibição da Mostra UBUNTU de Cultura Afro-Brasileira, no Cineclube Lumiar.
Recebem ainda as atividades a Praça das Colônias (Suspiro), Usina Cultural Energisa, Câmara Municipal e o Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura. Todas as atividades são gratuitas e voltadas ao diálogo sobre ancestralidade, identidade e resistência.
Confira a programação.
MOSTRA UBUNTU
Durante todo o mês, a Mostra UBUNTU de Cultura Afro-Brasileira vai ocupar a tela do Cineclube Lumiar com filmes, debates e experiências que afirmam a potência da cultura negra em suas múltiplas expressões.
Serão encontros de cinema, música, memória e resistência, com produções que provocam, emocionam e inspiram novas formas de ver o mundo – e a nós mesmos. Cada sessão traz um filme e um bate-papo sobre ancestralidade, identidade e resistência. Todos os domingos de novembro, às 18h. No salão de madeira da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense. Entrada franca.
02 /11 – CAFÉ COM CANELA
09 /11 – ENTRE NÓS UM SEGREDO
16 /11 – A JEUN BÓ
23 /11 – MÔA, RAIZ AFRO MÃE
30 /11 – 3 OBÁS DE XANGÔ
UBUNTU – 10 ANOS DO IMPÉRIO DAS NEGAS
O coletivo Império das Negas celebra dez anos de atuação no resgate da identidade e do protagonismo do povo negro friburguense. Na quarta-feira, 12, às 18h, no Teatro Municipal Laercio Ventura, acontece uma noite de celebração com atividades culturais e a entrega do Prêmio UBUNTU, homenageando lideranças negras da cidade, em diversos setores.
PRAÇA DAS COLÔNIAS
Na terça-feira, 18, às 19h, acontece a roda de leitura afro-brasileira, organizada pela professora Márcia Lobosco, com obras que abordam história, vivências e narrativas negras. O encontro será na Praça das Colônias, no Suspiro.
No dia 20, a programação começa com hasteamento da bandeira pan-africana, às 10h, seguida de apresentações culturais com os alunos da Escola Municipal Claudir Antônio de Lima e a Cia de Danças Reflorescence.
USINA CULTURAL ENERGISA
Na quarta, 19, às 18h30, o Projeto Resistência Artística, que está em cartaz com sua terceira exposição do ano “UnoDiverso”, abre as portas da sua iniciativa para uma roda de conversa conduzida por Débora Barbosa, psicóloga e mestre em Psicologia Social, integrante do Coletivo Lélia Gonzalez, grupo que atua no fortalecimento da representatividade feminina negra e na promoção da equidade racial por meio de ações culturais e formativas. Débora trará reflexões sobre arte, ancestralidade e identidade como formas de resistência e transformação social.
A multiartista Elis Pinto apresenta a exposição “Ancestralidade Feminina: Culturas Originárias e Tecnologias do Fluir”, em cartaz de 19 a 27 de novembro, no Espaço Anexo da Usina Cultural. A mostra propõe uma imersão nas expressões da ancestralidade e das culturas originárias a partir da força feminina, unindo arte, espiritualidade e território. A exposição pode ser visitada de terça a sábado, das 14h às 20h, e o vernissage acontece no dia 20 de novembro, às 19h.
CÂMARA MUNICIPAL
Na quarta-feira, 19, às 19h, a Câmara Municipal será o local de encontro para mais uma entrega do Prêmio Consciência Negra 2025, valorizando personalidades e iniciativas que contribuem para a promoção da igualdade racial em Nova Friburgo.
TEATRO MUNICIPAL
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura recebe o Concerto da Sociedade Musical Euterpe Friburguense, celebrando a força da nossa cultura e das nossas raízes através da música. A apresentação será às 19h, na quinta-feira, 20, com entrada gratuita.
A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.