Big Black Band pode levar Nova Friburgo ao Grammy Latino 2022

Juanes, Shakira, Alejandro Sanz, Maria Rita, Caetano Veloso… são alguns dos artistas que se consagraram com um Grammy Latino. Este ano, uma banda friburguense pode entrar para a disputada lista de concorrentes.

A Big Black Band, de Nova Friburgo, está concorrendo a uma indicação na categoria “Gravação do ano” com a música “Dança da Desilusão”. O anúncio foi feito por meio das redes sociais do grupo na última semana, mas só agora que estão se dando conta do feito.

“A pré-indicação já é uma vitória enorme. A inscrição apenas já seria uma vitória sem igual. Avançar da primeira fase é algo de fato impensável pra quem tem apenas a canção pra investir. Com certeza bandas com orçamentos enormes já ficaram pelo caminho, isso é extremamente gratificante e torna a conquista ainda maior”, explica Guto, conhecido como Guto Intérprete, vocalista da banda e um dos compositores da música selecionada.

Guto Intérprete.
Foto: Thalles Kadett


Os integrantes se juntaram em 2013 durante o curso de Licenciatura em Música da Universidade Cândido Mendes (UCAM-NF), em uma reunião de colegas de classe para mostrarem suas referências musicais.

“O projeto agradou tanto que a gente resolveu se planejar pra criar de fato a única banda de Black Music da região. Depois disso a coisa foi se tornando cada vez mais séria e estruturada, nos possibilitando tocar em dezenas de grandes eventos, mais de uma centena de casamentos e em quase todas as cidades do Rio”.


A música saiu naturalmente. No caso da “Dança da Desilusão”, segundo o Guto, em apenas meia hora letra e melodia já estavam prontas. Dividiu as ideias com o Victhor Ricciardi na laje da sua casa. Só faltava gravar.

Mas nos últimos anos, alguns obstáculos mexeram no tom do grupo. A falta de dinheiro foi o principal. Foi com o apoio de outros artistas que a Big Black Band conseguiu superá-los.

“Demos a sorte de encontrar um produtor que acreditou demais na banda e na canção, a quem somos eternamente gratos, o Zé Renato Daudt. Agradecemos muito ao Enrico De Paoli, responsável pela masterização da música, que é preponderante pra que estejamos concorrendo na categoria Melhor Gravação do Ano”.

Guto, Zé Renato, Rennan Clockes e Vichtor Ricciardi no Estúdio Z em 2016.
Foto: Reprodução/Instagram (Big Black Oficial)


A votação interna, e extremamente sigilosa, da Academia Latina de Gravação se encerra por agora. No dia 20 de setembro sai a lista oficial dos indicados às categorias. Caso a Big Black Band seja oficializada como concorrente, o grupo arruma as malas e vai para Los Angeles, na Califórnia (EUA), para participar da premiação que acontece dia 17 de novembro.

Enquanto o resultado não sai, você pode ajudar a banda a realizar esse feito, além de conhecer esse impecável trabalho, por meio das redes sociais e dos streamings.

“Todos podem nos ajudar ouvindo a canção, essa é a principal forma. Fazemos esse apelo a todos, acreditamos muito na qualidade dessa música e no poder que ela tem de alegrar os corações! Ouçam “Dança da Desilusão” em todas as plataformas digitais”, convida Guto.

Grammy Latino

A Academia Latina da Gravação™ é uma organização internacional sem fins lucrativos, dedicada a promover, celebrar, homenagear e engrandecer a música latina e seus criadores.

Estabelecida como a autoridade global em música latina, esta organização baseada em afiliações é composta por profissionais da música e produz a Entrega Anual do Latin GRAMMY®, A Noite Mais Importante da Música Latina.

Deixe um comentário