A Independência do Brasil é celebrada no dia 7 de setembro. Neste domingo, além de feriado, acontece o tradicional desfile cívico militar na Avenida Alberto Braune. A Prefeitura divulgou a ordem de passagem das instituições friburguenses e as mudanças no trânsito da cidade.
Segundo o Executivo, o cronograma do desfile foi definido pela Secretaria de Cultura junto com os representantes de cada organização. O início das atividades está previsto para às 8h, em frente à Prefeitura, e o desfile foi dividido em dois blocos. O evento começa com o hasteamento das bandeiras ao som dos hinos Nacional, Municipal e da Independência. Em seguida, o prefeito e autoridades militares farão a revista às tropas.
O desfile militar terá início às 8h30, com a apresentação da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, seguida pelo Sanatório Naval de Nova Friburgo, Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, Sociedade Amigos da Marinha, Projeto Força no Esporte, Tiro de Guerra de Nova Friburgo, Associação de Veteranos e Amigos do Tiro de Guerra, Polícia Militar, 6º Grupamento de Bombeiros Militar, Defesa Civil e Guarda Municipal.
Na sequência, a partir das 9h, será a vez do desfile cívico, que contará com a participação do Colégio Estadual Canadá, Educandário Pilares, Associação das Colônias de Nova Friburgo (ASCOFRI), ex-alunos do Colégio Anchieta, Educandário e Externato Serrano, Educandário Miosótis, grupo Levados da Breca, Ponto de Cultura de Olaria, ex-alunos do Colégio Estadual de Nova Friburgo, RESOLVE, ex-alunos do Colégio Nova Friburgo e, encerrando a programação, a Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense.

Alterações no trânsito
Para garantir a segurança e a organização do evento, a Secretaria de Mobilidade e Urbanismo anunciou mudanças no trânsito do Centro, em vigor a partir desta sexta-feira, dia 5 de setembro:
- Avenida Alberto Braune: proibido estacionar em frente ao Banco Itaú a partir das 22h do dia 5. Já a partir da meia-noite do dia 7, todo o trecho entre a Rua Monte Líbano e a Praça Demerval Barbosa Moreira até a Rua Moisés Amélio estará interditado, com proibição completa de estacionamento.
- Praça Demerval Barbosa Moreira: o trecho entre a Rua Dante Laginestra e a Alberto Braune, no lado do Instituto de Educação (IENF), será interditado a partir da meia-noite do dia 7.
- Ruas transversais à Alberto Braune, como Cristóvão Colombo, Leuenroth, Duque de Caxias, Oliveira Botelho e Gonçalves Dias, terão acesso apenas para moradores.
Todos os locais com restrição de estacionamento estarão devidamente sinalizados, e as medidas permanecem válidas até o término das comemorações.
A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.