Espetáculo de dança infantil R.U.I.A chega a Nova Friburgo nos dias 6 e 7 de maio

A companhia de dança sul-mato-grossense Dançurbana apresenta, na Região Serrana Fluminense, um espetáculo infantil inovador, que convida o público a uma experiência sensorial e imaginativa. Nos dias 6 e 7 de maio, o Sesc Nova Friburgo recebe “R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória”, produção voltada para crianças de 7 a 14 anos.

A escolha dessa faixa etária não é à toa. É justamente no chamado segundo setênio, fase do desenvolvimento entre os 7 e 14 anos, que se intensificam processos como a formação das relações sociais, o aperfeiçoamento da memória cronológica e a compreensão de noções como causa e efeito. Ou seja, é um período fértil para experiências que estimulem o corpo, a imaginação e a criatividade. 

A proposta do espetáculo é simular uma invasão ao recreio escolar, inserindo dança, imaginação e brincadeiras nesse espaço do dia a dia, que ganha novos sentidos em cena. 

O processo de criação de “R.U.I.A” foi inspirado na filosofia educacional de Rudolf Steiner. Por isso, a produção contou com oficinas práticas, como contação de histórias e palhaçaria, para alimentar a construção da cena. 

Foto: Divulgação (Vaca Azul)


Na apresentação, os intérpretes criadores Adailson Dagher, Ariane Nogueira, Daniel Andrade, Jackeline Mourão, Livia Lopes e Reginaldo Borges trabalham com estímulos e objetos que são ressignificados e reinventados ao longo da performance. 

“R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória” será apresentado gratuitamente na sede do Sesc Nova Friburgo (Avenida Presidente Costa e Silva, nº 231, Duas Pedras) na terça-feira, 6/05, às 14h30, e na quarta-feira, 7/05, às 9h30.

Sobre a companhia

A DANÇURBANA é uma companhia de dança em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Fundada em 2002, sua trajetória destaca-se pela circulação por 54 cidades brasileiras nos projetos Sesc Amazônia das Artes (2012) e Palco Giratório (2014). Recebeu apoio de instituições renomadas como O Boticário na Dança, Furnas Eletrobrás e Digix em 2016 e 2017, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em 2021, foi contemplada na linha de Pesquisa & Desenvolvimento do Festival Panorama Raft (RJ).

Mais recentemente, integrou a programação de importantes festivais e projetos nacionais de artes cênicas, como o projeto Ensaios de Fruição do Itaú Cultural, a 13ª Bienal Sesc de Dança de Campinas (2023) e o FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (2024). A Cia fomenta e articula ações em Rede, ou seja, trabalha de modo colaborativo com grupos, coletivos, instituições, artistas e trabalhadores da área na promoção e valorização da arte e cultura.


A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.

Deixe um comentário

error: Quer reproduzir nosso conteúdo? Envia uma mensagem pra gente!