Grupo friburguense Orquestra Serrana junta Chico Buarque e Cartola em “parceria inédita”

Dois dos maiores nomes da Música Popular Brasileira nunca fizeram uma parceria. Foi nessa descoberta que seis músicos friburguenses desenvolveram um projeto que vem dando o que falar na região: Orquestra Serrana toca Chico Buarque e Cartola.

“Durante uma pesquisa, descobri que, dos grandes nomes da MPB, Chico e Cartola nunca fizeram uma parceria, apesar das similaridades que tinham na música e na vida. O repertório do Orquestra Serrana é, então, composto de metade de Chico Buarque e metade de Cartola, com arranjos próprios nossos”, conta Sérgio Prata, cavaquista e integrante do grupo.


O grupo conta com, além de Sérgio, mais cinco integrantes. Na voz, a semifinalista do The Voice Brasil, Alba Lírio; Jansen Queiroz também na voz e percussão; Fernando Abi-Râmia no violão de 7 cordas; o sax e clarinete de João Souto e Maria Souto na flauta.

Todos os músicos são de Nova Friburgo ou residem na cidade. Possuem carreiras significativas e décadas de estrada. Se juntaram após os encontros da vida e o amor pela música brasileira.

“A gente se conhece dos encontros musicais (na região), das rodas de choro, de samba… então aos poucos a gente foi montando o que seria um grupo que juntasse os sopros que vêm da escola europeia, com os gêneros africanos. Essa é a fusão da música brasileira”, conta Sérgio antes de completar.

“É uma reunião de músicos, todos eles de Nova Friburgo, que tem como ponto principal a questão da música brasileira, mais voltada ao samba, choro, baião, frevo. Somos uma orquestra popular com instrumentos populares, um grupo com o padrão de tocar a MPB, mas dando um retoque com arranjos, com uma diferenciação. Não é simplesmente tocar o samba, é uma abordagem mais sofisticada, mas sem perder a tradição da música brasileira”.

Para conferir de pertinho esse projeto, a Orquestra Serrana se apresenta neste sábado, 1º de julho, na Serra Carioca Tap House, que fica no bloco 12 do Espaço Arp.

Para deixar o dia com ainda mais brasilidade, a Feitoria Cozinha & Cia, parceira e vizinha da Serra Carioca, terá sua tradicional feijoada no cardápio. A Orquestra Serrana, após o repertório do duo Chico e Cartola, vai trazer Pixinguinha, conhecido como o rei da feijoada.

Depois dessa apresentação no sábado, o grupo se prepara para mostrar esse belíssimo projeto em São Pedro da Serra. A data será definida em breve.

Deixe um comentário