Nova Friburgo recebe mostra itinerante sobre a história e a cultura da cachaça

A tradição e a cultura da cachaça desembarcam em Nova Friburgo neste domingo, 14 de setembro. Será lançada a exposição “Cachaça, produto exclusivo do Brasil” e “Cachaças do Rio, destilando sabor e cultura, ontem, hoje e sempre”, promovida pela APACERJ– Cachaças do Rio, com apoio da Firjan, do SindBebi, Prefeitura de Nova Friburgo, Br4 Branding, Arp e InterTV.

A mostra ficará em cartaz até o dia 8 de outubro no novo espaço de exposições da Arp, o Corredor Cultural do Boulevard Julius Arp. Depois de temporadas de sucesso no Rio de Janeiro e em Piraí, onde atraiu grande público e repercussão positiva, a exposição chega à serra fluminense reforçando o papel do estado como Território da Cachaça de Qualidade.

O público terá acesso a conteúdos históricos, culturais e técnicos sobre a bebida, que é considerada o destilado mais representativo do Brasil e cada vez mais valorizado no mercado nacional e internacional. O visitante poderá conhecer a trajetória da cachaça desde o período colonial, passando por processos de produção e inovações, até alcançar o reconhecimento das cachaças fluminenses no segmento premium, premiadas em concursos nacionais e internacionais.

“A cachaça compõe o cotidiano do brasileiro das mais variadas formas, sendo fundamental compartilhar sua história, sua técnica e a excelência dos produtores do Rio de Janeiro, que têm se destacado pela sustentabilidade, inovação e qualidade”, conta a presidente da APACERJ, Kátia Alves Espírito Santo.

A exposição também relembra a importância histórica do Dia Nacional da Cachaça, celebrado no dia 13 de setembro, instituído em referência à Revolta da Cachaça (1660-1661), primeira rebelião brasileira contra a coroa portuguesa, ocorrida em São Gonçalo e Itaboraí.

Foto: Divulgação


O Brasil conta atualmente com 1.266 estabelecimentos produtores de cachaça registrados no Ministério da Agricultura, sendo 67 no estado do Rio de Janeiro, responsável por mais de 530 marcas. “Nosso grande diferencial está em oferecer ao Brasil e ao mundo cachaças premium, que consolidaram o Rio de Janeiro entre os principais exportadores da bebida”, completa Kátia.

Com a itinerância da mostra, a APACERJ, pretende valorizar a memória, a identidade e a força econômica da cachaça, ampliando o reconhecimento da bebida como patrimônio cultural e gastronômico do Brasil.

A exposição é gratuita e funcionará todos os dias, incluindo fins de semana. De domingo à sexta o horário é das 7h às 23h. Aos sábados, das 8h às 0h, na Arp (Av. Conselheiro Julius Arp, nº 80 – Centro, Nova Friburgo).


A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.

Deixe um comentário

error: Quer reproduzir nosso conteúdo? Envia uma mensagem pra gente!