Nova Friburgo registra a menor temperatura do RJ nesta quinta-feira, 12, e aquece expectativas no turismo 

Na manhã desta quinta-feira, 12 de junho, Nova Friburgo registrou a sua menor temperatura de 2025, com os termômetros marcando -2,9ºC e sensação de -8ºC, no Pico da Caledônia, o segundo ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro.

O frio intenso, que marca oficialmente a chegada do frio na região, junto com uma frente fria, reforça a veia turística da cidade nesta época do ano, atraindo visitantes em busca de temperaturas amenas, natureza exuberante e experiências aconchegantes na serra.

Para os próximos dias e semanas, a expectativa é de crescimento na taxa de ocupação hoteleira, principalmente neste fim de semana, que ainda terá reflexos do Dia dos Namorados.

“Nova Friburgo vive o auge de sua vocação turística no outono e inverno. O frio, que é um dos nossos maiores atrativos naturais, ajuda a movimentar toda a cadeia do turismo. São casais em busca de um clima romântico, famílias querendo viver novas experiências e grupos que querem se conectar com a natureza. E tudo isso aquece a nossa economia”, afirma Wellington Guimarães, presidente do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau.

Segundo ele, a temperatura negativa registrada nesta quinta-feira, 12, serve como um “cartão-postal climático” da cidade, atraindo ainda mais atenção de turistas de todo o estado e do país.

“Essa menor temperatura e sensação térmica do ano é como uma mensagem direta para quem está nos grandes centros urbanos: ‘Prepare as malas e venha curtir o frio de verdade em Friburgo.’ E mais uma vez, Nova Friburgo se torna líder nas menores temperaturas do estado do Rio. Então, segue a líder!”, diz Wellington, reforçando o posicionamento da cidade como um dos principais destinos de inverno do Brasil.

Foto: Marcelo Iezzi

Economia aquecida com o frio

A hotelaria friburguense já começa a registrar crescimento nas reservas, especialmente para os fins de semana. Com os eventos programados para as próximas semanas, a dica é buscar sua reserva na cidade o quanto antes.

No fim de junho, acontece a Fevest 2025, a maior feira de moda íntima e moda praia do Brasil. Durante o mês de julho, é a vez do Festival de Inverno de Nova Friburgo, que atrai milhares de visitantes para shows, espetáculos culturais e uma programação que valoriza artistas locais e nacionais. Atrações como Fernanda Abreu, Detonautas e Jota Quest já estão confirmadas para a edição deste ano.

“Estamos vivendo um momento importante para o posicionamento da nossa cidade. Este frio ajuda a promover Nova Friburgo como destino de inverno, mas, por trás disso, temos um esforço coletivo de qualificação do turismo e da experiência do visitante. O frio nos projeta, mas é o acolhimento que faz o turista voltar”, conclui Wellington Guimarães.

Turismo de sensações

Com paisagens cercadas por Mata Atlântica preservada, culinária diversificada e um povo acolhedor, Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, é ideal para o turismo de sensações. Lareiras acesas, cafés, passeios de montanha e noites estreladas tornam-se experiências marcantes nesta época do ano. O frio deixa de ser apenas uma condição climática e se transforma em protagonista de memórias, fotos inesquecíveis e momentos compartilhados.

Nos próximos dias, as temperaturas devem continuar baixas, de acordo com os institutos meteorológicos. Pelo menos até o próximo domingo, 15, as máximas não devem passar de 16°C.


A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.

Deixe um comentário

error: Quer reproduzir nosso conteúdo? Envia uma mensagem pra gente!