No próximo sábado, 10 de maio, o público poderá participar gratuitamente de duas atividades culturais promovidas pelo Projeto Resistência Artística, na Usina Cultural Energisa. A programação faz parte da exposição NATIVA – arte, natureza e sociedade, que entra em suas últimas semanas de visitação.
A mostra fica em cartaz somente até o dia 24 de maio, e convida o público a refletir sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente por meio de experiências artísticas imersivas.
Às 11h, será realizada a oficina criativa de arte com Sofia Seda. A artista e bióloga desenvolve uma abordagem interdisciplinar entre arte e ciência.
Na atividade, o público terá a oportunidade de conhecer técnicas de extração de pigmentos naturais, aprender sobre aglutinantes e conservação, e produzir tintas a partir de materiais como minerais e vegetais. Ao final da oficina, será realizada uma pintura livre em papel ou tela, estimulando a expressão criativa e um olhar mais atento e sustentável para a natureza.
Às 15h, será a vez de um bate-papo com a artista Clarice Rocha Goulart, também integrante da exposição.
A conversa promete ser um espaço de troca entre público e a artista, que vai compartilhar um pouco sobre a pesquisa de criação em colaboração com a água, além de mostrar registros do processo de produção da obra “Águas do Rio Macaé”, em que o elemento foi protagonista na criação das pinturas da instalação.


Fotos: Divulgação
A participação na oficina é por ordem de chegada e as vagas são limitadas. O bate-papo com a artista, por sua vez, é livre e aberto ao público.
A mostra reúne ainda obras dos artistas Dona Peta Arara e Esteban Arara, sob a curadoria e mediação de Mário Moreira, Tiago Vianna e Mario Massena. A proposta é oferecer ao público uma experiência sensível e crítica por meio de instalações artísticas, poéticas e lúdicas, que questionam a desconexão contemporânea com a natureza e propõem uma reconexão direta e afetiva com o ambiente natural.
NATIVA – arte, natureza e sociedade, do Projeto Resistência Artística, segue aberta ao público até o dia 24 de maio, de terça a sábado, das 13h às 20h, na Usina Cultural Energisa, localizada na Praça Getúlio Vargas, nº 55 – Centro. Aproveite esta oportunidade para visitar a mostra antes do encerramento.
A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.