Parada do Orgulho LGBTQIA+ acontece neste sábado em Nova Friburgo

Foto de capa: Kaique Thomaz

Depois de seis anos, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ está de volta a Nova Friburgo. A 16ª edição do evento acontece neste sábado, 6 de dezembro, na Praça do Suspiro, com atrações, tendas informativas, rodas de bate-papo e mais.

A iniciativa é do Coletivo LGBTQIAPN+ e do Coletivo LGBTI+ FriVertentes, com apoio do Centro de Cidadania LGBTI+ Serrana I – Hanna Suzart e do programa estadual Rio Sem LGBTIfobia.

O tema escolhido para esta edição é “Re-existir: Memória é revolução”, que reforça a importância de preservar a memória do movimento LGBTQIA+, celebrando as pessoas que abriram caminhos, lutaram por direitos e transformaram a realidade que hoje possibilita a existência e visibilidade das novas gerações.

A proposta também destaca a responsabilidade coletiva de continuar avançando e de enfrentar os desafios que ainda persistem. A última edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ em Nova Friburgo ocorreu em 2019. Para os coletivos organizadores, a retomada representa um ato simbólico e político diante de um cenário local onde a existência LGBTQIA+ nem sempre é reconhecida ou valorizada.

Confira a programação.

SÁBADO, dia 6/12 –

12h – Início da Concentração
14h às 19h – Feira de Empreendedorismo LGBTQIA+
14h30 – Papo de Boteco: Saúde Sexual com participação do Programa IST/AIDS
15h – DJ Cecília Coelho
16h – Jhasmyna
17h – Pulse&Pose
18h – DJ da Festa Brilho
19h – Kennan
21h – DJ Con

A iniciativa também ecoa a recente Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, anunciada pelo Governo Federal em outubro, que traça uma Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência e ao combate de todas as formas de discriminação.

A organização convida empreendedores LGBTQIA+ a expor sua arte e seus produtos na tenda especial. As inscrições continuam abertas e são simples. Basta preencher o formulário neste link.


A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.

Deixe um comentário

error: Quer reproduzir nosso conteúdo? Envia uma mensagem pra gente!