São Pedro da Serra recebe o 1º Festival do Imigrante Suíço e Alemão no mês de agosto

O distrito de São Pedro da Serra está pronto para receber o 1º Festival do Imigrante Suíço e Alemão. O evento começa neste primeiro fim de semana de agosto e segue até o fim do mês com gastronomia, danças folclóricas, bate-papo e música em diversos pontos da mais-que-linda.

A iniciativa é da Associação de Comércio e Indústria de São Pedro da Serra (ACISPS). De acordo com a organização, a escolha do mês de agosto deve-se pelo Dia Nacional da Suíça, comemorado no último dia 1º.

Ao longo dos próximos cinco fins de semana haverá festival gastronômico com pratos inspirados em comidas típicas da Suíça e da Alemanha, além das invenções feitas pelos imigrantes quando chegaram à região. São mais de 20 restaurantes participantes. Para identifica-los, basta olhar a bandeirinha na fachada, como nas fotos a seguir.

A ACISPS conta ainda que os bares e restaurantes prepararam também apresentações musicais (você pode conferir a agenda do fim de semana em São Pedro clicando aqui). Espere ainda por danças folclóricas e bate-papo sobre a vila.

“Além de tudo isso, como boa parte das famílias locais descende de imigrantes que vieram de sete dos mais de 20 Cantões da Suíça (os Cantões são como Estados ou Províncias) foi decidido que, em homenagem a isso, a vila se dividiria em “Cantinhos”. A cada 200 ou 300 metros, um trecho de nossa rua principal foi ‘rebatizado’ com o nome de um desses Cantões”, comunica João Carlos Leal, um dos organizadores do evento.

Veja como ficou a divisão dos “Cantinhos”:

Cantinho de Berna – Praça do Coreto e metade da primeira reta
Cantinho de Fribourg – Metade final da primeira reta
Cantinho de Jura – Da primeira curva até a descida da capela
Cantinho de Lucerna – Do Colégio Estadual até a Casa dos Saberes
Cantinho de Neuenburg – Da Casa dos Saberes até a ponte do Amor
Cantinho de Soleura – Da ponte do Amor até o fim da subida do Estrela
Cantinho de Vaud – do Largo do Estrela até o fim do paralelepípedo


A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.

Deixe um comentário