Usina Viva de abril traz arte, reflexões, memória popular e cultura

O Usina Viva divulga a sua programação para o mês de abril. Entre espetáculos teatrais, exibição de filme e palestra, o projeto promete envolver e inspirar com atividades que vão do entretenimento à reflexão. Todo o cronograma é gratuito.

O mês do projeto começa no sábado, 12, às 19h, com apresentação do espetáculo “Aqueles que Deixam Omelas”. Com direção de João Maia e atuação de João Pedro Zappa, o espetáculo é baseado no conto da renomada autora americana Ursula K Le Guin. A trama revela as contradições de Omelas, lugar aparentemente feliz, mas que esconde um segredo trágico. A peça, que recentemente encerrou uma temporada de sucesso no Teatro Poeirinha, no Rio de Janeiro, promete emocionar e provocar o público de Nova Friburgo. A classificação indicativa é 14 anos.

Na sexta-feira, 25, o Usina Viva recebe o renomado Luiz Antonio Simas, que, após a exibição do filme “A Rainha Diaba”, de Antonio Carlos da Fontoura, ministra uma palestra sobre memória popular. Com um olhar atento às raízes culturais e sociais do Brasil, Simas vai discutir a importância da preservação da memória coletiva, refletindo sobre como nossas tradições e histórias influenciam a nossa identidade. A atividade acontece às 19h e a classificação é de 18 anos.


Fechando a programação do mês, a iniciativa apresenta o espetáculo friburguense “Flores de Maio”, com atuação da talentosa artista Cil Correa (foto de capa). Com texto do dramaturgo David Massena e a direção de Bernardo Dugin e Adriana Xavier, a peça lança um olhar crítico sobre a violência contra mulheres, a persistente desvalorização do feminino e as marcadas desigualdades de gênero. Em uma sociedade que enfrenta esses desafios, a obra ressalta a importância de dar voz e visibilidade às mulheres como parte de um movimento de conscientização. O espetáculo acontece no sábado, 26, às 19h.

Para participar, os ingressos para cada atividade serão distribuídos uma hora antes do horário previsto para o evento. A Usina Cultural Energisa fica na Praça Getúlio Vargas, nº 55 – Centro.

Programação detalhada:

SÁBADO, dia 12/04
19h –
Espetáculo Teatral “Aqueles que Deixam Omelas”
SEXTA-FEIRA, dia 25/04
19h – Palestra com Luiz Antonio Simas sobre Memória Popular (após exibição do filme “A Rainha Diaba”)
SÁBADO, dia 26/04
19h – Espetáculo Teatral “Flores de Maio”

O projeto Usina Viva é realizado pela Clovis Produtora, com apoio cultural do Instituto Energisa, apoio do Hotel Dominguez Plaza, e patrocínio da Energisa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro via Lei de Incentivo à Cultura do Estado.


A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.

Deixe um comentário

error: Quer reproduzir nosso conteúdo? Envia uma mensagem pra gente!