A apresentação do coletivo Pifania da Mata e a Oficina de Captação de Recursos com Dani Torres dão início à programação de abril no Usina Viva. As duas atividades acontecem no dia 13, sábado, na Usina Cultural Energisa, e são gratuitas.
A Oficina de Captação de Recursos é um guia rápido, intensivo e prático para quem precisa viabilizar projetos e programas culturais, trazendo conceitos básicos essenciais para guiar a captação, do planejamento à conquista dos recursos. Com foco prático, auxilia a ampliar o olhar sobre as diversas fontes de financiamento, a elaborar projetos e planos de cotas, prospectar e negociar com potenciais patrocinadores.
Tudo isso com exposições de casos concretos, e a bagagem e experiência de uma profissional com mais de 25 anos de atuação na área. A oficina foi reagendada para abril por conta dos alertas de chuva na Região Serrana.
O coletivo Pifania da Mata, que tempera suas apresentações com muita música, dança e teatro, apresenta o mito Ioruba ‘Os Ibejis enganam a Morte’. Em tempos muito antigos, os únicos que conseguiram enganar Iku, a morte, foram duas crianças, os Ibejis. ‘Os Ibejis enganam a Morte’ é um ìtan chegado de África diretamente para a Usina Viva através da passarinhada da Pifania da Mata, resultando num trabalho que contempla crianças e adultos de todas as idades.
Cinema de quem resiste
A partir do dia 17 é a vez da mostra “Cinema de Quem Resiste”. A iniciativa contempla longas e curtas-metragens que desafiam normas, questionam padrões e fazem refletir sobre o mundo que queremos construir. Os filmes nunca foram exibidos em Nova Friburgo, mas brilharam nos maiores festivais de cinema do mundo, conquistando prêmios e reconhecimento internacional.
A curadoria é da cineasta Renata Spitz e busca fortalecer os artistas locais e promover a troca de experiências com artistas de fora. A mostra também será um espaço aberto para o diálogo e troca de ideias, onde cada espectador é convidade a fazer parte da conversa.
A mostra é gratuita e vai até o dia 20 de abril. Clique aqui para conferir a programação.
Mais atrações
Os dias 27 e 28 de abril são marcados pela linguagem teatral no projeto Usina Viva. O espetáculo Oral, protagonizado pela atriz e dramaturga Cecilia Ripoll reflete sobre a perda da força das palavras em um mundo dominado pela soberania da imagem.
A curadoria das atividades teatrais no Usina Viva é do produtor Bernardo Lorga. O convite é para adentrar nessa reflexão na peça. A direção é de Ademir de Souza e a classificação etária é 14 anos. A entrada é gratuita e pode ser retirada na Usina Cultural Energisa 30 minutos antes do espetáculo. Cecilia também vai abordar as questões sobre imagem e palavra na contemporaneidade na Oficina de Dramaturgia que acontece na sequência, no dia 28 de abril.
As atividades são gratuitas. Os ingressos para os espetáculos são distribuídos 30 min antes do início da apresentação. Para as oficinas, as inscrições são realizadas por formulários disponíveis no link da bio do Instagram (@usinaviva) ou pelo email usina.viva.23@gmail.com.
A Usina Cultural Energisa fica na Praça Getúlio Vargas, nº 55 – Centro.
A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.