Nova Friburgo terá o seu 9º Encontro de Vinil no sábado, 13 de julho, data em que se comemora o Dia Mundial do Rock. O evento acontece das 10h às 19h, na parte anexa da Usina Cultural Energisa, no centro da cidade, com entrada franca.
O encontro reúne colecionadores de discos de vinil da cidade, seja como expositor ou público. Além de muita música e histórias que são compartilhadas, nesta edição haverá a participação da artesã Tête Dantas, com trabalho de reciclagem de discos de vinil, e o cartunista Dil Márcio, que produzirá caricaturas na hora.
A proposta é incentivar quem gosta de música a apreciar os famosos discos de vinil, também conhecidos como LPs e bolachões. Durante nove horas, um toca-discos rodará os pretinhos, que muitas crianças, inclusive, ainda não tiveram acesso. O evento é indicado para todas as faixas etárias e menores de 16 anos devem estar acompanhados de um responsável.
No espaço anexo da Usina Cultural Energisa, haverá cerca de três mil discos de vinil dos mais diferentes gêneros musicais, como: Rock, MPB, Heavy Metal, Instrumental, Sertanejo, Samba, Infantil, Blues, Jazz, Bossa Nova, Clássicos, entre outros. Todos em bom estado de conservação, que poderão ser garimpados e adquiridos diretamente com os expositores. São eles: Kleber Araujo, Jerry Dutra, Jean King, Yuri Cury, Vitor Curty Reis, Conrado Mapelle e Tarso Gusmão.
“O bom de garimpar discos de vinil é que os colecionadores/expositores apresentam os gêneros organizados, o que facilita muito na hora de escolher qual levar para casa, para tocar na sua ‘vitrola’. No encontro sempre têm discos bem antigos, alguns até com capas desgastadas, por exemplo, mas os preços são bem acessíveis, com raras exceções”, comenta a organizadora Scheila Santiago.
“Mas uma coisa é certa: os amantes da boa música encontrarão preciosidades! O evento só acontece uma vez por ano, então… não pode perder”, completa Scheila.
O 9º ENCONTRO DE VINIL em Nova Friburgo é uma realização de “Na Rede com Scheila”, e conta com o apoio cultural do Instituto Energisa, por meio do Edital de Ocupação de Espaços Culturais geridos pelo Instituto; e Doces Sader.
Sobre o evento
O “Encontro de Vinil” acontece desde 2014 em Nova Friburgo. A primeira edição, de forma despretensiosa, foi na Ponte da Saudade. Da 2ª a 6ª edição e a 8ª, o evento foi acolhido pela Usina Cultural Energisa; a 7ª edição foi no Espaço Babel e durante a pandemia foi realizado evento on-line, no YouTube e Instagram “Na Rede com Scheila”.
Todas as edições foram um sucesso, segundo o público e expositores, assim como acontece em várias cidades brasileiras, que realizam o mesmo modelo de evento, proporcionando momentos de pura descontração, conversas saudáveis e troca de informações sobre o universo da música.
Quem quiser conhecer um pouco das edições anteriores, basta acessar o site oficial ou Facebook.
A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.