A Fundação Dom João VI homenageia a memória de Nova Friburgo, abrindo o primeiro museu da cidade e abrigando o maior acervo de toda a história friburguense e da região, que também contribuiu para o crescimento e formação do município, com o Pró-Memória.
Quem se lembra das tradicionais esculturas das Quatro Estações que ficavam na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro? Hoje, restauradas, as peças ficam na primeira sala do museu. Doadas à municipalidade no primeiro centenário da cidade, “evocam uma alma histórica como se tivessem sido testemunhas oculares do desenvolvimento de Nova Friburgo”, como informa a própria fundação.
O local também possui uma rara imagem de São Clemente, padroeiro da família do Barão de Nova Friburgo, e do Decreto de criação de Nova Friburgo.
É um espaço voltado para preencher a lacuna da necessidade de interação entre a comunidade friburguense e a sua história. Criada em 29 de dezembro de 2009, a Fundação D. João VI de Nova Friburgo é uma instituição pública regida pelo Direito Público, instituída a partir da Lei Municipal 3.836, regulamentada pelo Decreto No. 106, de 26 de abril de 2010.
E por falar em história, sua sede é uma das mais antigas construções de Nova Friburgo: o solar da família Clemente Pinto. Localizado na Praça Getúlio Vargas, o prédio foi construído em 1843 para ser residência urbana de Antonio Clemente Pinto, futuro Barão de Nova Friburgo.
A própria Fundação registra essa história, contando sobre todas as mudanças do terreno. A residência, projetada pelo engenheiro holandês Jacob van Erven tinha aos fundos um jardim que se estendia até a margem do rio Bengalas.
Muito tempo depois, o prédio foi vendido para a municipalidade, perdeu seu jardim, e abrigou diversos órgãos administrativos ao longo do século XX: Prefeitura (1921-1969); Câmara Municipal (1922-2001); Biblioteca (1941-2001); Fórum e sala do júri (1938-1941); Cadeia (1938–1940), também depósito de materiais da prefeitura; em maio de 1961, foi inaugurado o Porão das Artes, atual Centro de Artes; abrigou também a Oficina Escola até o ano de 2013.
Informações:
(22) 2533-1359
COMO CHEGAR: