O corpo em movimento, intercâmbio de estilos e linguagens, dessa vez de volta ao presencial! O 30º Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo começa nesta quarta-feira, 6, e segue até o dia 10 de julho com diversas apresentações, oficinas e exposição.
No ano passado, a iniciativa foi realizada em formato virtual, com oficinas e performances transmitidas pelas redes sociais do Sesc. Em 2022, a arte no estado e no país se encontra presencialmente na Serra Carioca para cinco dias de muita imersão, em três pontos da cidade.
Além da quadra e do teatro da unidade do Sesc, haverá apresentações no Espaço Arp e na Praça Dermeval Barbosa Moreira, ambos no Centro. São companhias de dança de Nova Friburgo, Macaé, Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro.
Nas oficinas, a grande bailarina Ana Botafogo ministra aulas de balé clássico. A dança moderna fica a cargo de Regina Sauer, outro nome relevante na cena nacional e internacional da área.
Uma exposição revisita este evento que se tornou referência no setor, reunindo ao longo dos anos alguns dos mais importantes nomes e companhias de dança do Brasil, fomentando, formando plateias e revelando novos artistas em suas múltiplas linguagens. Registros fotográficos revelam a poesia do movimento que conduz a retrospectiva.
A curadoria é do jornalista David Massena, com fotos de Paulo Henrique, J Marchon, Jeferson Pinheiro e Daniel Marcus.
A exposição, as oficinas e a apresentação no Espaço Arp são gratuitas. Para assistir as outras performances é R$4 (meia entrada, estudantes, idosos, professores, classe artística), R$ 8 (inteira). Gratuito para associados do Sesc.
Veja a programação completa abaixo.
Exposição:
Retrospecto Movimento – 01 a 10 de julho
Local: Sesc Nova Friburgo
Oficinas:
08 a 10 de julho
Oficina de ballet clássico com Ana Botafogo – 9h
Oficina de dança moderna com Regina Sauer – 11h
Apresentações:
Quarta-feira, dia 6 –
“BICHOS DANÇANTES” – Focus Cia de Dança
Horário: 14h | Local: Quadra da Unidade Sesc Nova Friburgo
A jabuti Elisa completa 100 anos e convida alguns bichos para festejarem com ela mais um ano, mas dessa vez ela propõe um desafio pois não aguenta mais a “mesmice” do famoso “Parabéns a você…” Não por acaso esses oito bichos são os convidados pois eles têm um mesmo desejo. A jabuti entrega um mapa e eles têm que passar por todas essas aventuras nessa jornada e vão descobrindo que realizar esse sonho está mais perto do que imaginam. Vamos descobrir qual é esse desejo? De repente ele é o seu também!
“SHOW DO CAMINHÃO THE FLYING PIRATES” – CAMINHÃO TRAPÉZIO
Horário: 19h30 | Local: Espaço Arp
O Caminhão Trapézio é um espetáculo único e diferenciado, o equipamento, único no mundo permite que as pessoas assistam com ampla visão do espetáculo, pois ele tem 15 metros de altura e 23 metros de comprimento, os artistas realizam suas acrobacias aéreas em uma altura espetacular com enorme abrangência. Show Do Caminhão Trapézio, conta de maneira poética a evolução do circo no Brasil desde circo de pau fincado ao moderno e tecnológico Caminhão Trapézio. Com grande efeito cênico, luzes e tecnologia o Caminhão Trapézio surpreende o público pelo arrojo dos seus artistas e pela sua apresentação.
Quinta-feira, dia 7 –
“MILTONS DO BRASIL” – Cia Nós da Dança
Horário: 19h | Local: Quadra da Unidade Sesc Nova Friburgo
De forma poética e, ao mesmo tempo realista, dez bailarinos contracenam em um cenário que remete ao interior do país. Ao todo, 13 músicas compostas e/ou interpretadas por Bituca compõem o espetáculo. Entre elas estão: Bola de Meia; Paula e Bebeto e Paixão e Fé. Caixotes e mesas ganham destaque na coreografia. O figurino é carregado de tons terrosos, que lembram as cores do Sertão. Em 1h10, os bailarinos dançam por um Brasil diverso e de cultura efervescente.
“ENCONTRO” – Cia 3 de Dança
Horário: 19h | Local: Quadra do SESC Nova Friburgo
Sobre as múltiplas possibilidades da palavra e do movimento, “Encontro”, fala sobre as transformações que acontecem quando somos atravessados pelas experiências cotidianas e artísticas do outro. Um paralelo entre a vida e a arte para comemorar a importância de estar junto. Através da construção de múltiplas narrativas, desenvolvidas com influência de técnicas diferentes da dança, o espetáculo mergulha em memórias, sonhos e histórias de quem viveu e se descobriu artista dentro do “Encontro Sesc de dança”.
“HARLEQUINADE – GRAND PAS DE DEUX” – Escola de Dança Petite Danse
Horário: 19h | Local: Quadra da Unidade Sesc Nova Friburgo
Colombina estava apaixonada por Arlequim, mas Cassandre, seu pai, queria vê-la casada com Lèandre, um homem velho e rico. Arlequim correspondia o sentimento e vivia rondando a moça a fim de vê-la. Para garantir que Arlequim e Colombina não se encontrassem, Cassandre trancou a filha em casa e colocou seu servo Pierrot para cuidar das chaves e vigiá-la. No entanto, Pierrette, esposa de Pierrot, simpatizava com o amor do casal e facilitou o encontro dos dois. Por fim, com um truque mágico, a Fada Madrinha transformou Arlequim em um homem rico. Assim, ele realizou o seu desejo: se casar com a Colombina.
“NA PISTA” – Cia Urbana de Dança
Horário: 19h | Local: Quadra do SESC Nova Friburgo
Com bom-humor e leveza, NA PISTA marca o retorno da companhia as suas raízes no subúrbio carioca. Ritmos e sequências coreográficas que fizeram parte da vida dos jovens dançarinos inspiraram a este novo trabalho. Técnicas e estilos são incorporados pelos dançarinos e postos em cena, com uma estética própria. O título também faz alusão a gíria da periferia no sentido de liberdade, como uma expressão sinônima a “estar na vida”.
Sexta-feira, dia 8 –
“JOGA ME SE” – Espaço Vis
Horário: 15h | Local: Teatro do Sesc Nova Friburgo
“JOGA ME SE” é um espetáculo de dança que surge a partir da participação do projeto “CENA AO REDOR” em 2021, desenvolvido pelo SESC de Paraty e brilhantemente orientado por Márcio Cunha e Carolina Franco. Na vida nos encontramos em constante mudança, sempre nos adaptando, nos reinventando e devemos admitir que, nem sempre, as coisas ocorrem da maneira como planejamos. Compreender que a vida pode ser um grande jogo, onde ganhamos, perdemos e atuamos com diversos parceiros pode trazer uma leveza para nossos dias e deixá-los minimamente mais divertidos
“ARTE E GINGA” – Escola de Dança Edu Cigano
Horário: 15h | Local: Teatro do Sesc Nova Friburgo
Nossa arte teve que ser silenciada…nossa ginga ficou escondida…foram meses de silêncio total … depois mais outros de incertezas e interrupções e readaptações. Mas a arte necessita de expressão, a dança sobrevive porque é pura expressão de alma e paixão de quem a vivencia e se entrega.
“Arte e Ginga” vem mostrar o retorno da nossa paixão, daquilo que nos move, que alimenta nossas almas! Encanto e a cumplicidade do bolero, a elegância e a postura impecável do tango e a verdadeira ginga brasileira em dois estilos de dançar o nosso samba: a gafieira tradicional dos salões de bailes e o moderno samba funkeado.
“FALO POR MIM” – Interurbanus
Horário: 15h | Local: Teatro do SESC Nova Friburgo
Performance sobre assuntos da atualidade e como a dançarina Lurrielly Lima os observa. Um pouco de poesia sobre poder, questionamentos de afeto e um falar cirúrgico da favela.
CIAS AMADORAS – 16h
“MESA REDONDA” – Memórias das danças
Horário: 16h30
O que são as memórias das danças? Onde estão registradas, armazenadas, como podem ser consultadas? Nas diferentes trajetórias dos convidados do Encontro de Dança de Nova Friburgo – variadas formas de produzir, de criar, dançar, coreografar e de inscrever as memórias da dança são articuladas. Neste encontro ouviremos nas perspectivas de cada um as suas visões sobre estas memórias, a partir das suas histórias pessoais. Conheceremos os seus percursos profissionais, suas participações dentro do Encontro de Dança de Nova Friburgo e suas percepções sobre corpo, dança e memória.
Mediador: André Gracindo
“MOSAICO” – Vivá Cia de Dança
Horário: 19h | Local: Quadra da Unidade Sesc Nova Friburgo
MOSAICO é uma apresentação artística construída através de redes que conduz a ideia de diversidade de corpos, culturas, idades, pensamentos…. É extremamente ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade.
“COMPANHIAS AMADORAS”
Horário: 19h | Local: Quadra da Unidade Sesc Nova Friburgo
Sábado, dia 9 –
“ESTRELA DALVA” – Márcio Cunha Dança Contemporânea
Horário: 14h | Local: Praça Demerval Barbosa Moreira
Estrela Dalva é um espetáculo que se propõe a trazer danças e histórias brasileiras na busca de festas e festejos populares que evoquem o estado do brincante no encontro com o outro, com objetos e músicas. Um passeio pela cultura popular brasileira!
“ARTE E GINGA” – Escola de Dança Edu Cigano
Horário: 14h | Local: Praça Demerval Barbosa Moreira
“Arte e Ginga” vem mostrar o retorno da nossa paixão, daquilo que nos move, que alimenta nossas almas!
“OCEANOS” – Cia Jovem Dançar a Vida
Horário: 19h | Local: Quadra do SESC Nova Friburgo
“Oceanos” é um espetáculo da Cia Jovem Dançar a Vida, onde as questões ambientais serão tratadas através da dança, mostrando a vida dos animais aquáticos, que durante milhões de anos se propagou livre pelo planeta, até que o traço da inteligência humana surge, sujando as costas e as profundezas. A diferença do homem, cúmplice da extinção de diversas espécies.
“COMPANHIAS AMADORAS”
Horário: 19h | Local: Quadra da Unidade Sesc Nova Friburgo
Domingo, dia 10 –
COMPANHIAS INFANTO JUVENIL AMADORAS
Horário: 16h | Local: Quadra da Unidade Sesc Nova Friburgo
Excelente 👏👏👏