Agosto começa em breve e com ele as comemorações da Colônia Suíça de Nova Friburgo. Na próxima segunda, 1º, se inicia o “Agosto Suíço”. Diversas atividades estão programadas para o mês que lembra a chegada dos imigrantes na cidade.
Mas antes mesmo do próximo mês chegar, nesta sexta-feira, a Colônia Suíça faz um “esquenta” com o lançamento do livro “Herdi Jevoux Lemgruber”. O evento está marcado para às 19h30, na sala da Suíça, na Praça das Colônias.
Confira abaixo o horário das atividades que vão acontecer durante agosto e o local de cada uma delas.
SEGUNDA, 1º de agosto (Dia Nacional da Suíça)
10h – Hasteamento das bandeiras – Praça das Colônias
12h30 – Desfraldar da bandeira Suíça – 1º estágio do Teleférico
12h30 – Hasteamento das bandeiras – Casa Suíça
19h30 – Festa pelo Dia Nacional da Suíça – Estação Livre
Participação especial da Sociedade Musical Euterpe Friburguense, do Grupo Silvana Gym – Inec, Grupo Swissando, Grupo de dança do Ventre, Escola Ponto Ideal.
21h – Cortejo de Lanternas – Praça Getúlio Vargas
após o cortejo, degustação de chocolate no Centro de Turismo (Praça Dermeval Barbosa Moreira)
DE SEXTA, 5, A DOMINGO, 7
Gastronomia e Folclore dos Imigrantes, com Yakisoba Solidário da Colônia Japonesa (grupo Yakiama), em prol da Casa São Vicente de Paulo (Casa dos Pobres) – Praça das Colônias
5/08: das 14h às 22h30
6/08: 11h às 23h30
7/08: 11h às 18h
SÁBADO, 6
19h – Banda de Santa Maria de Madalena – Estação Livre
SÁBADO, 27
11h – Torneio Frialp de Bolão – Nova Friburgo Country Clube
DOMINGO, 28
9h – Route MTB 2022 – Casa Suíça
A iniciativa é da Associação Fribourg-Nova Friburgo, da Colônia Suíça e da Casa Suíça, com o apoio da Prefeitura de Nova Friburgo e sua Secretaria de Cultura. São manifestações culturais, apresentações e um resgate da história e de seu desenvolvimento.
Os suíços foram um dos primeiros povos a habitar Nova Friburgo. Em 1818, Dom João VI decidiu estabelecer a primeira colônia de famílias suíças no território da Fazenda do Morro Queimado, fundando a vila de Nova Friburgo. Foi batizada assim em uma referência a Fribourg, lugar de onde a maioria dos imigrantes era proveniente.
Deixaram um legado muito grande, principalmente na área da gastronomia. Seus queijos, chocolates e vinhos são destaque em Nova Friburgo e fazem da cidade um dos principais destinos na região para apreciar esses produtos.
Eu gosto muito de nova friburgo , sempre
Que posso faço um passeio pela cidade , eu adoro a praça do suspiro e a praça getulio vargas. Nova friburgo tem muita opçao para o lazer