Do dia 19 a 21 de janeiro, o distrito de Conselheiro Paulino vai ser palco do 57º Festival de Folia de Reis de Nova Friburgo. O evento, tradicional no município, é aberto ao público e vai reunir grupos da cidade e da região na Praça Laffayette Bravo Filho.
A realização é da Associação dos Grupos de Folia de Reis de Nova Friburgo (AGFRNF) em parceria com a Prefeitura. A iniciativa encerra com muita alegria esse período de festividades e tradição das jornadas de Reis, que tiveram início no Natal.
O festival começa às 18h desta sexta-feira, 19, com o concurso de palhaços. No sábado, 20, os grupos dos bairros da cidade se apresentam a partir das 19h. No domingo, 21, é o último dia de apresentações dos grupos de Nova Friburgo e das cidades vizinhas, das 9h às 22h.
João Batista, ex-presidente da AGFRNF e atual tesoureiro da associação, conversou com o Descubra e destacou a importância de manter essa tradição tão rica na cidade.
“Atualmente são 14 jornadas no município, já chegamos a 25. Por isso o festival é de tal importância. Manter essa cultura viva, que existe há mais de 50 anos, e fomentada de forma intensa no município. Dando sequência aos antepassados, que iniciaram essa raiz, essa tradição… essa manifestação popular. A gente conta com a presença de todos no festival, sempre estamos lá para receber o público, juntando mais de 2 mil pessoas”.
O Dia de Reis foi comemorado no último dia 6 de janeiro. Nova Friburgo é uma das cidades que mais tem representações de grupos do Estado do Rio, sediados em diversos bairros e localidades como Olaria, Floresta, Jardinlândia, Salinas, entre outros.
Folia de Reis
A Folia de Reis é uma das festividades folclóricas mais emblemáticas do país cuja celebração dura 12 dias. Ela relembra e celebra a viagem e a visitação dos reis magos ao menino Jesus.
A Associação dos Grupos de Folia de Reis de Nova Friburgo foi criada em 1998. Além de juntar todos os grupos da cidade, tem o objetivo de manter viva a tradição em toda a região, convidando as cidades vizinhas para esse intercâmbio cultural.
É Patrimônio Cultural Imaterial Fluminense, pela Lei nº 9.123/2020, que criou também o Dia Estadual do Folião de Reis (25 de março).
A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.
Amo folia d Reis…..espero que nunca acabe sinto uma paz interior ao assistir as folias.!!