Seja feita por uma câmera analógica, digital ou pelo celular… a fotografia se tornou acessível. Mas ela percorreu um longo caminho até chegar aqui. Para comemorar essa trajetória, o dia 19 de agosto é marcado como o Dia Mundial da Fotografia.
A data escolhida é a mesma da apresentação do daguerreótipo, em 1839. A invenção, exposta pelo governo francês, iniciava o primeiro processo fotográfico a ser comercializado. O método foi desenvolvido por Louis-Jacques-Mandé Daguerre, com pesquisa feita por Nicéphore Niépce. Muitas e muitas invenções e inovações depois, celebramos hoje todas as possibilidades de criação desta arte.
Nova Friburgo tem muitos fotógrafos renomados e aspirantes, que investem nas mais diversas áreas da fotografia. Vamos combinar que com uma paisagem urbana e natural dessas não é difícil se inspirar.
Entre as muitas vertentes, temos a astrofotografia. Mas o que é? É um tipo de fotografia que envolve gravar imagens de corpos celestes e grandes áreas do céu. Além de ser capaz de gravar os detalhes de corpos extensos, como a Lua, o Sol e os planetas, a astrofotografia consegue mostrar objetos invisíveis ao olho humano, como nebulosas e galáxias. Incrível!
Um dos melhores céus do Brasil
E não é à toa que a astrofotografia merece destaque por aqui. Nova Friburgo está entre as 10 melhores cidades do Brasil para se observar o céu, de acordo com o Observatório Nacional. A cidade tem condições climáticas e pontos muito favoráveis para uma observação limpa e detalhada, principalmente no inverno. Junte um cenário noturno deslumbrante com um olhar dedicado atrás das lentes e o resultado é um registro de outro mundo!
O Descubra Nova Friburgo separou algumas das muitas (belas!) fotos, cedidas pelos fotógrafos, feitas aqui na cidade. Veja abaixo e se encante!
É ou não é lindo? Curtiu? Se você também tem registros da noite friburguense, compartilha com a gente no Instagram @descubranovafriburgo!