Depois de Santo Antônio, as celebrações católicas acontecem por São João Batista. O dia do padroeiro de Nova Friburgo, e santo que dá nome a Catedral diocesana, é só 24 de junho, mas as comemorações já começaram.
Nesta quarta-feira, 15, iniciam as novenas e missas. Nesta quinta, 16, é dia de Corpus Christi – veja aqui. A partir da sexta, 17, a Diocese começa com o Arraiá de São João. Comidas típicas e som ambiente nos jardins da Igreja.
A festa junina segue até este domingo, 19, e retorna na próxima quinta-feira, 23, véspera do dia de São João Batista. Abaixo, todo o cronograma divulgado pela Diocese de Nova Friburgo.
Catedral de São João Batista
A Catedral de São João Batista foi criada em 3 de janeiro de 1820, por decreto de Dom João VI. Mas apenas em 1851 que a construção começou.
Fundada em 8 de dezembro de 1869, a Igreja Matriz, como também é conhecida, é patrimônio da cidade de Nova Friburgo e do Estado do Rio de Janeiro, tombada na década de 80 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.
A igreja fica bem no coração da cidade, em frente à Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro. Desde 2014 passa por um processo de restauração interna, com retorno da pintura original do presbitério. As capelas do Santíssimo e do Batismo também foram restauradas.
O santo
De acordo com as informações da Igreja, São João Batista é muito importante no Novo Testamento, pois ele foi o precursor de Jesus, anunciou sua vinda e a salvação. Ele é também o último dos profetas.
Mais do que santo católico e, para os brasileiros um dos santos juninos, trata-se de um personagem relacionado a uma série de outras tradições e realidades culturais.
No Espiritismo, João é considerado como a reencarnação do profeta Elias. No Mandeísmo, é venerado como Messias e nas religiões afro-brasileiras é representado como Xangô. Os muçulmanos consideraram João Batista um de seus profetas e até mesmo na Maçonaria, sendo considerado o padroeiro dos maçons.