Conexão Friburgo x Rio: 11 restaurantes para conhecer na capital fluminense

No meio de tanto passeio, está na hora daquela pausa para comer. A gastronomia do Rio de Janeiro carrega toda essa bagagem histórica que a capital fluminense tem, além de toda a diversidade dessas misturas e temperos regionais.

Nessa Conexão Friburgo x Rio, separamos alguns locais que unem história e um excelente cardápio, além de duas dicas mais contemporâneas, mas que ganharam destaque em livros e pesquisas de sucesso. Do café, passando pelo almoço, lanche e chegando na sobremesa… prepare-se para ficar com água na boca.

Café Lamas


O Café Lamas desde sua fundação, em abril de 1874, se tornou dos mais famosos estabelecimentos gastronômicos do Rio de Janeiro. Considerando a sua data de abertura, é o restaurante mais antigo do país. Não é o que há mais tempo está em atividade ininterrupta já que passou do Largo do Machado para o Flamengo. Por lá passaram grandes nomes da história, como Niemeyer, Juscelino Kubitschek, Monteiro Lobato, entre outros. Segue com o seu cardápio variado, com carnes, frutos do mar, saladas e petiscos.

Rio Minho


O Rio Minho é considerado um marco na história do Rio. Isso porque ele foi fundado ainda nos tempos do Império, lá em 1884, e é um dos restaurantes mais antigo da cidade. Eles são especializados em frutos do mar e à frente está o espanhol Ramon Isaac, quarta geração da família. Uma de suas receitas mais famosas é a Sopa Leão Veloso, criada a partir da sugestão do embaixador que dá nome ao prato. Para quem gosta de história e boa gastronomia, passar pelo centro da cidade e visitar o Rio Minho é dica certa.

Confeitaria Colombo


Essa dica é clássica. A Confeitaria Colombo não só é uma confeitaria, como é patrimônio cultural e artístico da cidade. Quer mais? O local virou até mesmo uma atração turística. Fundada em 1894, a arquitetura por si só já vale a visita, mas temos certeza que você vai querer provar pelo menos uma das delícias de lá. Se não puder ir na Confeitaria Colombo “matriz”, no centro, tem unidades também no CCBB, em Ipanema e Copacabana.

Aurora


Aqui é onde o Brasil e Portugal se encontram. Mais um local que entra na lista dos abertos lá em 1800 e lá vai história. O Aurora fica no Humaitá e possui mais de cem pratos diferentes no cardápio. São 125 anos na mesma esquina da Zona Sul. Em 2016 passou por uma reforma, inclusive na qualidade do preparo. A chef Ana Beatriz Capão melhorou o que já era bom e deixou o preparo dos alimentos ainda mais especial. Não esqueça de provar também as sobremesas.

Nova Capela


Que tal sentar numa mesa pedir um menu português, beber um chope super gelado e ainda reviver um pouco do Rio do início do século XX? Esse é o Nova Capela. Uma joia da boemia carioca, localizado no coração da cidade, a Lapa. O nome, de acordo com as histórias, seria porque o local, antes de ser restaurante, abrigava uma capela. Fundado em 1903, se consolidou como ponto de encontro de artistas e escritores… e segue assim, fazendo história.

Bar Brasil


O nome é Brasil, mas a comida é gastronomia alemã de primeira. O Bar Brasil, o alemão da Lapa, foi aberto em 1907 e segue como referência na cidade maravilhosa. Quando abriu se chamava Bar Zeppelin, mas trocou de nome após a Segunda Guerra Mundial. No cardápio destacam-se o Kassler e o Joelho de Porco, além do Schnitzel com salada de batatas.

Casa Urich


Seguindo na Alemanha, nossa próxima dica gastronômica histórica é a Casa Urich. De portas abertas desde 1913, foi fundada pelo alemão Edmund Urich. Entre os pratos, o mais famoso: Kassler defumado com a salada de batata original e chucrute. Não podemos esquecer das cervejas e até mesmo dos doces. Mais um tesouro do centro do Rio!

Bar Jobi


Nada melhor que aproveitar o happy hour, o fim de semana ou o descanso em um local que serve tanto para relaxar quanto para o agito. Desde 1956, o Bar Jobi é o point do Leblon. O local é concorrido, mas vale a pena pelo seu chope, petiscos fresquinhos típicos da junção do Brasil com Portugal.

La Trattoria


Dando um pulinho em Copacabana e com foco, agora, na Itália, o La Trattoria é um dos restaurantes mais tradicionais do bairro. Abriu as portas em 1976 e segue com suas receitas que passam de geração para geração. Antepastos, massas artesanais, risotos, pizzas, grelhados, sobremesas… e não podia faltar a carta de vinhos. 

Marius Degustare


De acordo com um dos livros mais vendidos do mundo, “1000 Lugares Para Se Conhecer Antes de Morrer”, você tem que ir ao Marius Degustare. Também em Copacabana, está há 50 anos oferecendo uma experiência gastronômica e sensorial inesquecível. É o que o estabelecimento destaca em sua descrição. Aproveite uma seleção de carnes, peixes e frutos do mar em um ambiente encantador, exótico e divertido.

Bibi Sucos


Esse é o mais novo da lista, mas mesmo assim carrega um nome de peso. O Bibi Sucos foi fundado em 1993. Começou com a proposta de variedade de sucos naturais e lanches saudáveis. Rapidamente ganhou o coração dos cariocas e dos visitantes e se espalhou pelo Rio. Do Leblon foi para Botafogo, Jardim Botânico, Copacabana, Barra da Tijuca e mais. O restaurante segue aparecendo na lista do prêmio “Os Mais Amados do Rio”, da revista Veja. O último ranking foi divulgado em março desse ano.

Informações obtidas com os canais oficiais dos estabelecimentos citados.


Conexão Friburgo x Rio é um projeto do Descubra Nova Friburgo. Viabilizado em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e sua Secretaria de Integração Metropolitana, por meio do programa IntegraRio.

Deixe um comentário