Conheça o friburguense por trás da vinheta mais famosa do “Brasil-il-il”

Você pode nunca ter o visto, mas com certeza já o ouviu nas competições esportivas em que o Brasil tem um representante. Uma vinheta simples, porém, que se tornou a mais famosa do país: o “Brasil-il-il”. O responsável por ela é Edmo Zarife, radialista, locutor e friburguense.

Com a chegada da Copa do Mundo 2022 no próximo domingo, 20, o Descubra Nova Friburgo foi em busca do passado para contar essa trajetória que segue firme até os dias de hoje, reforçando o legado desse profissional da nossa terra.

De voz grave e marcante, Edmo Zarife começou a construir sua carreira na rádio, sem pensar que se tornaria uma das maiores referências da locução brasileira. Trabalhou por muitos anos na Rádio Friburgo FM, antiga AM, até sair de Nova Friburgo e seguir para a Rádio Globo.

Foto: Reprodução/TV Globo


Lá, foi comunicador, apresentou alguns programas e se tornou a voz-padrão de chamadas e vinhetas da emissora. De acordo com os relatos dos jornais e de uma entrevista dada pelo próprio Zarife à TV Globo, a vinheta “Brasil-il-il” (ouça ela aqui) surgiu no meio de vários bordões e foi em um “estalo” que foi escolhida, para ficar.

A famosa vinheta começou a nascer em 1968. O diretor geral da Rádio Globo, na época, Mário Luiz e o narrador esportivo Waldir Amaral, procuravam dar uma dinâmica maior às transmissões de futebol.

Chegada à época das Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970, Waldir Amaral pediu a Edmo Zarife e ao técnico de som José Cláudio Barbedo (o “Formiga”) fazerem um grito de guerra para levar a Seleção Brasileira à frente. Zarife e Formiga ficaram duas horas dentro do estúdio gravando em um “fitão” várias frases e bordões. Barbedo e Amaral, após ouvirem a parte do “Brasil”, não tiveram dúvidas.

Não demorou para o bordão sair da rádio e ganhar também a televisão. Assim, Edmo Zarife se fez presente em todos os grandes momentos do esporte nacional nas últimas cinco décadas. 

A última atração comandada por Edmo foi o “Super Paradão”. A última edição deste programa foi ao ar na véspera do Natal de 1999. Dois dias antes, Zarife havia sido internado num hospital em Niterói, cidade onde vivia, em virtude de problemas cardíacos, e faleceu no dia 27 de dezembro. Seu corpo foi enterrado aqui, sua cidade natal.

Em Nova Friburgo, atualmente, o radialista recebe uma homenagem no estúdio da nova web rádio da Câmara de Vereadores, que leva o seu nome.

Curtiu? Sabia disso? Compartilhe com um amigo e continue acompanhando o Descubra Nova Friburgo para conhecer mais histórias e personalidades da nossa incrível cidade.

1 comentário em “Conheça o friburguense por trás da vinheta mais famosa do “Brasil-il-il””

  1. Tive o prazer de conhecer , através do meu tio que era diretor de programação da rádio globo, o conheci quando fui a rádio globo encontrar com meu tio,é uma honra pra nós …tão famosa vinheta que atravessa décadas..

    Responder

Deixe um comentário