Dia da Mata Atlântica é comemorado neste sábado com atividades em Nova Friburgo

O Dia Nacional da Mata Atlântica é neste sábado, 27, e a data será comemorada em Nova Friburgo com várias atividades de conscientização e preservação.

A iniciativa é do Organokits e SustentArp (núcleo de sustentabilidade do Espaço Arp). Conta com o Parque Estadual dos Três Picos, Clube do Humus, Centro Excursionista Friburguense, Iara Ambiental, Cerveja Serra Carioca, Br4 Branding e, nós, Descubra Nova Friburgo como parceiros.

Todo o cronograma é gratuito e aberto à população, ou seja, basta chegar na atividade desejada. Será um sábado de troca de conhecimento, lazer e sustentabilidade. Abaixo está a programação, confira.

SÁBADO, dia 27/05

8h – Ação de reflorestamento com plantio de mudas nativas, com CEF e Clube do Humus, na trilha da Catarina Mãe. Ponto de encontro: Sítio da Pedra.
11h – Oficina de caixa escura para trato com as sementes nativas e biodiversidade, com Iara Borges, no SustentArp
14h – Palestra “Não deixe resíduos na Montanha”, com Organokits, no SustentArp
15h – Campanha “Traga seu lixo de volta”, com Centro Excursionista Friburguense, no SustentArp
16h – Exposição sobre o Parque Estadual dos Três Picos, seus equipamentos e trabalhos
17h – Exibição cinematográfica do fotógrafo Juran Santos, com seus registros feitos por armadilhas fotográficas

O objetivo do evento é voltar o olhar da população para a Mata Atlântica, os cuidados necessários para manter e restaurar o bioma, além de divulgar instituições e iniciativas friburguenses que trabalham em prol dessa meta.


Sobre a data

A Mata Atlântica abrange cerca de 15% do território nacional, em 17 estados. É o lar de 72% dos brasileiros e concentra 80% do PIB nacional. Serviços essenciais como abastecimento de água, regulação do clima, agricultura, pesca, energia elétrica e turismo dependem dela.

Porém, a atual condição da mata é bem preocupante. Dados do SOS Mata Atlântica apontam que restam apenas 24% da floresta que existia originalmente, sendo que apenas 12,4% são florestas maduras e bem preservadas.

Instituída através do Decreto Presidencial de 21 de setembro de 1999, o Dia da Mata Atlântica foi escolhido em memória da famosa “Carta de São Vicente”, onde o Padre Anchieta teria descrito pela primeira vez as belezas das florestas tropicais do Brasil, em 1560.

Esta data tem, acima de tudo, o objetivo de conscientizar a população em geral sobre a necessidade emergencial de proteger e recuperar a Mata Atlântica brasileira.


A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.

Deixe um comentário