Diocese de Nova Friburgo celebra Corpus Christi nesta quinta-feira

Com o tema “Dai-lhes vós mesmos de comer”, a Diocese de Nova Friburgo celebra Corpus Christi nesta quinta-feira, 8. A festividade se inicia às 6h com a confecção dos tapetes de sal. O dia ainda tem missa e campanha solidária.

A programação é realizada nesses moldes há cerca de 100 anos e se inicia, como mencionado, com a confecção dos mais de 70 tapetes de sal, pelas ruas centrais da cidade, seguindo o percurso entre a Paróquia São Bento Abade, no bairro Ypu, e a Catedral Diocesana, no Centro.

Os tapetes, que têm a metragem de 5×3 cada, são uma oferta para o Senhor que irá passar. Eles serão confeccionados pelas paróquias, pastorais, movimentos, instituições e setores da sociedade civil, formando um colorido mosaico com desenhos inspirados na temática deste ano.

O encerramento será às 15h, com o início da concentração para oração do santo terço e louvor. Às 16h, Dom Luiz Antônio preside a Missa Campal, na Paróquia São Bento Abade. Em seguida haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, procissão e três bênçãos, encerrando na Catedral São João Batista.

Imagem aérea da procissão de 2022.
Foto: Luis Pinheiro


Durante este dia, a Diocese realiza também a campanha “Corpus Christi Solidário” arrecadando cobertores que serão doados às pessoas em vulnerabilidade social. Segundo informações da Igreja, as doações poderão ser entregues nos dois pontos de programação: Catedral Diocesana São João Batista e na Paróquia São Bento Abade.

Corpus Christi

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.


A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.

Deixe um comentário