Mury é o mais novo dos distritos. Celebra neste sábado, 11, seus 33 anos. Apesar da “pouca idade” tem um papel fundamental na história de Nova Friburgo. Hoje, é a principal porta de entrada para a cidade e ponto de passagem obrigatório para Lumiar e São Pedro da Serra.
O 8º distrito de Nova Friburgo foi criado pela Lei Municipal nº 2.263, de 11 de dezembro de 1988. Seu nome é uma derivação do sobrenome Muryth, família suíça que colonizou a região.
A cerca de 8km do Centro, se tornou polo gastronômico e é considerado um dos maiores. Possui uma grande variedade de restaurantes típicos. Produtos como queijos, vinhos, cervejas e trutas são suas especialidades. Não podemos esquecer do artesanato, função forte em toda a cidade, além, é claro, das lojas de lingerie.
Aliás, é juntando o potencial de todas essas áreas que acontece a Feira de Mury. Todos os sábados, diversos expositores agitam o distrito com seus produtos únicos e diferenciados. Friburguense pode (e deve) se gabar nesse quesito.
Dispõe de várias opções de hotéis. Seu clima de montanha, seu ar totalmente puro e a proximidade da natureza fazem deste um local único. Quer mais? Mury fica em meio à reserva florestal de Macaé de Cima, área de preservação ambiental, local perfeito para a observação de pássaros e plantas da Mata Atlântica.
O comércio é variado, abrigando bares, lojas de utilidades, serviços e grandes franquias de supermercados. A região tem grande relevância também na contribuição para o abastecimento de água da cidade, com a adutora do bairro Debossan.
É o destino ideal para um fondue no inverno e para uma tarde refrescante no verão friburguense. Parabéns, Mury!