Um passarinho me contou… que Nova Friburgo é o paraíso do birdwatching

Entre todos os pontos que fazem Nova Friburgo ser o destino ideal na região está o birdwatching. Você sabe o que é? A gente te conta no texto abaixo e mostra a importância da atividade, não só para a cidade, mas para a preservação do meio ambiente.

Birdwatching significa observação de pássaros. É uma atividade um pouco mais recente do que seu termo, que já aparece no mundo inteiro há mais de 100 anos. Na definição, é o hobbie de observar as aves em seu habitat natural, sem alterar o ambiente ou o comportamento da região.

Nova Friburgo é considerada rumo certo para turistas de todo o mundo que buscam a modalidade. A cidade é reconhecida como um dos municípios mais importantes para a avifauna brasileira, devido a qualidade e diversidade.

Saíra Lagarta no registro de Marcelo da Graça, responsável também pela foto da matéria

A cidade possui uma grande e rica área preservada de Mata Atlântica que abriga uma vasta variedade de espécies de pássaros. Algumas delas, além de raras, infelizmente estão em extinção.

O título é afirmado pela BirdLife Association, por meio da sua representação no Brasil – a SAVE Brasil. A BirdLife é uma aliança global de organizações de conservação da natureza presente em mais de 120 países. A SAVE Brasil representa essa aliança no país e compartilha suas prioridades, políticas e programas de conservação.

birdwatching pode ser feito por qualquer pessoa, de qualquer idade. A olho nu ou através de dispositivos de aumento visual. São eles binóculos, lunetas e câmeras fotográficas, essas últimas consideradas importantíssimas. Com o tempo, os praticantes afirmam que se desenvolve uma percepção auditiva significativa, capaz de reconhecer espécies de aves pelo seu canto.

Basicamente em qualquer lugar da cidade você vai poder observar uma ave. Nos locais mais afastados, próximos de mata nativa, porém, é onde a magia acontece. Pontos como Caledônia, Macaé de Cima, Rio Bonito, Mury, Lumiar, Nova Friburgo Country Clube e o Parque Estadual dos Três Picos são ótimas pedidas.

Patos no Nova Friburgo Country Clube. Foto: Marcelo da Graça

A atividade é uma das que mais cresce no ecoturismo. É considerada de baixo impacto ambiental se comparada com os safáris e a observação de animais marinhos. Mas como toda modalidade que mexe com a natureza é preciso cuidados.

Lembre-se que você é um visitante na casa dessas espécies. Saiba os limites dos locais e respeite-os.

Para não espantar os animais, evite movimentos bruscos e roupas chamativas. Ande devagar! Estudos mostram que cada espécie reage de uma forma diferente com a presença humana. Em época de acasalamento, por exemplo, é preciso dobrar a atenção já que pode haver abandono de ninho e estresse excessivo nas aves.

Foto: Marcelo da Graça

Feito da maneira correta, o birdwatching é uma excelente ferramenta de conservação das aves. Permite o registro constante das aves e das mudanças do ecossistema, a coleta de dados científicos e uma maior fiscalização dos órgãos envolvidos. A observação possibilita também o fomento da informação e educação ambiental. Facilita o desenvolvimento de um turismo sustentável, com geração de renda para comunidades locais e para os setores hoteleiro e turístico.

O Brasil tem a segunda maior diversidade de aves no mundo. Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO) são 1.919 espécies.

1 comentário em “Um passarinho me contou… que Nova Friburgo é o paraíso do birdwatching”

Deixe um comentário