Documentário sobre o “Porão da casa do Barão de Nova Friburgo” é lançado nesta quinta-feira

Uma das construções mais antigas de Nova Friburgo é o destaque do novo documentário do diretor Lincoln Vargas. O trabalho do friburguense será lançado nesta quinta-feira, 7, no Espaço Arp.

O documentário fala sobre o “Porão da casa do Barão de Nova Friburgo”. Por meio de depoimentos de artistas e personagens da cidade, a história do local será narrada desde quando era senzala até os dias de hoje.

De acordo com a Fundação Dom João VI, o prédio foi construído em 1843 para ser residência urbana de Antonio Clemente Pinto, futuro Barão de Nova Friburgo. Nessa época o porão foi utilizado como depósito, cozinha e senzala. 

Ao longo do século XX, em diferentes momentos, foi a sede da Prefeitura, Câmara Municipal, Biblioteca, Fórum e sala de jurí, cadeia e depósito do Executivo.
 
O porão se encontra fechado desde 2011, devido aos estragos causados pelas chuvas de janeiro daquele ano. Na época, abrigava o Centro de Arte, inaugurado em 1961. Espaço dedicado à cultura e principal ponto de encontro dos artistas da cidade.

O lançamento do documentário acontece na Serra Carioca Tap House + Feitoria Cozinha & Cia, nos blocos 12 e 10, respectivamente, do Espaço Arp. O evento será às 19h, com exibição do filme e show de Vivianne Lisboa e trio. Aberto à população.

Simultaneamente, o lançamento ocorre no YouTube “Vargando”.

O Espaço Arp fica na Avenida Conselheiro Julius Arp, 80 – Centro.

Lincoln Vargas

O friburguense iniciou sua carreira na música aos 15 anos. Se mudou para o Rio de Janeiro estudar teatro e, desde então, trabalha como ator, produtor e diretor musical.

Lincoln Vargas tem diversas passagens pelas artes cênicas, seja nos palcos, no cinema ou na televisão. É professor em uma das mais tradicionais escolas de teatro do Brasil: o Tablado. Inclusive, sua primeira peça foi dirigida pela icônica Maria Clara Machado.

Já realizou e dirigiu 23 edições da mostra de Esquetes do Tablado. Também dirigiu quatro festivais de esquetes na capital do Estado.


Sempre envolvido com sua terra natal, e falando em esquetes, é o responsável pelo Festival de Esquetes de Nova Friburgo.

Ainda sobre sua carreira, teve um programa cultural na Rádio Roquete Pinto durante oito anos. Atualmente, é pelo seu canal do YouTube que Lincoln divide experiências, voltas pelo mundo, conversa com artistas e profissionais envolvidos com as artes.

*Foto de capa: Regina Lo Bianco

Deixe um comentário