Ecoeduca: conheça o projeto de educação ambiental da UERJ Nova Friburgo

Levando educação ambiental para as escolas de Nova Friburgo em um formato prático, divertido e eficiente. Esse é o Ecoeduca 2024. O projeto é uma realização do Laboratório de Sustentabilidade e Química de Polímeros da UERJ Nova Friburgo, coordenado pela Professora Ana Moreira e pela Engenheira Ambiental Mariana Martins Gomes.

Professora Ana Moreira e Mariana Gomes (abaixadas na foto) com a equipe.
Foto: Divulgação


Por aqui, os estudantes são os protagonistas. Para isso, a iniciativa está formatada semelhante a uma gincana onde, ao cumprir as atividades de cada desafio lançado, as equipes ganham um determinado número de pontos, que estão pré-definidos nas regras do projeto.

O Descubra Nova Friburgo é um dos apoiadores desse super projeto! E a gente conta um pouco de como tudo funciona no texto abaixo.

Como funciona

Para participar do projeto as escolas e professores precisaram formar equipes compostas por até 30 estudantes, podendo ser da mesma turma/série ou não. O objetivo ao formar as equipes foi para que os alunos se engajassem voluntariamente.

Cada escola também pôde formar mais de uma equipe. Nesta edição, puderam se inscrever alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II até a 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Nova Friburgo.


Escolas participantes

No início desta edição, o Ecoeduca recebeu a inscrição de 11 equipes de 8 escolas diferentes, com um número de 220 estudantes engajados no projeto diretamente.  

As escolas inscritas inicialmente foram CIEP 480 – Professor Luiz Carlos Veronese (2 equipes), Educandário Miosótis (2 equipes), Colégio Estadual Doutor Tuffy El-Jaick (2 equipes), Colégio Estadual José Martins da Costa (1 equipe), Colégio Estadual Doutor João Bazet (1 equipe), Cooperativa Educacional Escola Fribourg (1 equipe), Colégio Estadual Etelvina Schottz (1 equipe) e Colégio Estadual Raphael Luiz de Siqueira Jaccoud (1 equipe), contudo essas duas últimas precisaram sair do projeto recentemente.

Desafios

Ao longo de 2024, serão lançados quatro desafios, cada um com temática relacionada à área ambiental. Nesse primeiro semestre foram: Desafio 1 – Água e Desafio 2 – Resíduos Sólidos. As atividades propostas para cada tema foram elaboradas visando envolver tanto as escolas, com seus alunos, professores e direção, quanto os pais, responsáveis e a comunidade no entorno.

Cada equipe é comandada por um professor, o “capitão” da equipe, que recebe as instruções para realizar o desafio e o conteúdo teórico relacionado ao tema dos desafios. Os desafios são lançados em períodos aproximados de 2 em 2 meses.

Foto: Divulgação

Vem aí o segundo semestre

No final de junho, os estudantes entregaram as últimas tarefas referentes ao Desafio 2. Agora é a vez deles se prepararem para o Desafio 3 (Preservação e Conservação Ambiental) e Desafio 4 (Sustentabilidade).

Em dezembro, a equipe com maior número de pontos, assim como o professor capitão da equipe e a escola da equipe vencedora ganharão prêmios.

Dentro das atividades do ano também estão sendo propostas a participação em eventos da área sustentável na cidade junto aos parceiros do projeto e também a realização de atividades dentro da escola, como forma de ganhar mais pontos e de aumentar o engajamento dos alunos em ações que ocorrem na cidade ao longo do ano.

Acompanhe o projeto

O acompanhamento da realização das atividades dos desafios está sendo feito através divulgação de fotos e vídeos publicados pelas equipes, em seus perfis no Instagram que foram criados para o Ecoeduca.

Todas as informações e regras detalhadas podem ser conferidas através da rede social @ecoeduca_uerj e do link (clicando aqui), disponível também na bio do perfil do Ecoeduca.

O Ecoeduca 2024 conta com o patrocínio da empresa Águas de Nova Friburgo e SICREDI. Parceria com a Organokits Práticas Sustentáveis, Reserva Caiuá, Circoola Brasil, Espaço Arp, Comitê de Bacias Hidrográficas Rio Dois Rios e Ecomodas. O apoio fica com a Br4 e Descubra Nova Friburgo.


A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.

Deixe um comentário